O meu contacto com a exclusiva linha DS da Citroën começou com o DS4, seguiu-se o DS5, que está prestes a chegar a Portugal, e, finalmente, o ‘pequeno’ DS3… Chamo-lhe pequeno apenas por ser o mais pequeno da família, porque bastaram alguns quilómetros para perceber que tinha em mãos um ‘grande’ carro, do melhor que a marca francesa tem construído. Este pequeno desportivo tem feito sucesso entre os condutores portugueses, principalmente para quem procura um carro ágil, divertido de conduzir e exclusivo, com inúmeras hipóteses de personalização, tanto a nível de cores como de equipamento. Há opções para todos os gostos e a prová-lo está o arrojado amarelo que nos estava reservado para este ensaio. Confesso que não é uma das minhas cores de eleição, mas não nego que assenta muito bem no carácter desportivo deste DS3 1.6 e-HDI 90 So Chic AirDream.
Da cor da carroçaria à cor do tejadilho, não esquecendo as jantes, o DS3 permite 38 combinações diferentes. O mesmo acontece a nível do interior. Os embelezadores do painel de bordo e o punho da alavanca da caixa de velocidades também estão disponíveis em vários tons, assim como os bancos, propostos em diversos acabamentos, três em couro e quatro em tecido. A escolha é sua…
É inegável que o DS3 é um carro confortável, seja qual for a utilização que lhe dermos, e muito silencioso. A posição de condução é correta e temos à nossa disposição um vasto leque de equipamentos de ajuda à condução, tais como, o sistema de auxílio de estacionamento traseiro, cuise control, faróis com acendimento automático e computador de bordo. A tecnologia está bem presente no DS3. Se é um apaixonado pela música, vai concerteza gostar do sistema de som dotado de um subwoofer na bagageira. Dispõe de ligação para o MP3 e entrada para uma pen USB. Interessante é também a hipótese (opcional) do carro vir equipado com Wifi on board, uma tecnologia que permite o acesso à internet da rede 3G associada ao cartão SIM do seu telemóvel.
E porque nenhum pormenor foi esquecido, o DS3 pode incluir um perfumador de ambiente, com vários aromas disponíveis.
Falando agora do espaço interior, o DS3 é um pequeno coupé bastante versátil, capaz de transportar cinco pessoas de forma confortável. A bagageira apresenta uma capacidade de 285 litros e os bancos traseiros são rebatíveis com um único movimento. Estão também disponíveis vários compartimentos para arrumação de objetos.
Quanto a segurança, para além dos oito airbags disponíveis, o DS3 oferece vários sistemas de segurança ativa, como o ABS ou o rapartidor automático de travagem. Os mais pequenos também viajam seguros, pois os dois lugares traseiros laterais dispõem de pontos de fixação ISOFIX.
Falemos agora de um dos pontos mais interessantes deste modelo: o comportamento. O DS3 é um carro bastante ágil tanto em cidade como em estrada, principalmente quando as curvas abundam. O sistema ESP contribui para uma condução segura e divertida e está disponível de série em toda a gama.
A versão que testámos vem equipada com um motor a Diesel 1.6 de 92 cv e uma caixa manual de seis velocidades. É a intermédia da gama e está disponível a partir de 22.006 euros. Segundo a marca, atinge uma velocidade máxima de 182 Km/h e vai dos 0 aos 100 Km/h em 11,7 segundos.
Os consumos também são bastante interessantes, até porque este DS3 vem equipado com o sistema Start/Stop, que liga e desliga o motor sempre que paramos no trânsito. Os valores médios apresentados são de 5,3 l/100 Km. O depósito de combustível apresenta uma capacidade de 50 litros.
Em jeito de conclusão, descrevo o DS3 como um carro muito agradável à vista e bastante divertido de conduzir. Uma excelente opção para uma utilização quotidiana e para quem gosta de tirar partido de uma condução mais aguerrida.