Dono de uma identidade muito própria, marcado pelas suas tradicionais linhas quadradas, que lhe conferem um estilo robusto e musculado, o Mercedes GLK é um modelo multifacetado, confortável e ágil numa utilização mais citadina, mas não menos competente quando decidimos aventurar-nos fora de estrada, apesar da versão que testei, o GLK 200 CDI BlueEfficiency, possuir apenas tração traseira.
Esta é a versão de entrada na gama e vem equipada com um motor Diesel de 2.143 cc, com 136 cv de potência, e, neste caso, com a eficaz caixa automática de sete velocidades 7G-Tronic Plus. Gostei particularmente da suavidade com que se comporta em estrada, ideal para viagens em família. Convém não esquecer que paga apenas classe 1 nas portagens e apresenta consumos bastante aceitáveis para o seu segmento. Os valores anunciados pela marca situam-se entre os 5,8 e os 6,3 l/100 Km, respetivamente com caixa manual ou automática. Vem também equipado de série com a função ECO Start/Stop, tal como acontece com todos os modelos BlueEfficiency da marca germânica.
Em termos de prestações, este GLK 200 CDI atinge os 190 Km/h e vai dos 0 aos 100 Km/h em 10,8 segundos.
Conduzir o GLK é sinónimo de conforto, em grande parte devido à suspensão topo de gama Agility Control. Os amortecedores adaptam-se automaticamente a cada situação de condução, compensando e melhorando o efeito de amortecimento e a estabilização do automóvel, principalmente em estradas em piores condições. Para quem gosta de uma condução mais desportiva, existe a opção do Pack Desportivo Exterior, disponível por mais 2.073 euros, que inclui suspensão desportiva, com a qual a altura ao solo é rebaixada cerca de 20 mm. O melhoramento do comportamento em curva é notório.
Ainda a nível de conforto, importa salientar que os bancos têm regulação elétrica, o que faz com que encontremos facilmente uma excelente posição de condução. O modelo que conduzi vinha também equipado com o Pack Desportivo Interior, disponível por mais 1.138 euros, e que dispõe de vários extras exclusivos, tais como, os estofos dos bancos na combinação pele/tecido, volante de três raios com comandos integrados, seletor de velocidades em pele, pedais desportivos em aço inoxidável, painel de instrumentos em prateado e vários elementos ornamentais em alumínio. Detalhes que conferem ao habitáculo do GLK um toque de requinte e bom gosto, com materiais e revestimentos de muito boa qualidade.
Ao nível de tecnologia, o GLK está dotado de vários sistemas multimedia. Destaque para o intuitivo sistema de navegação Comand Aps e para o completo sistema de audio com Bluetooth, ligação USB e entrada auxiliar de série.
A segurança também é um aspeto fundamental e este modelo da Mercedes-Benz oferece padrões elevados. Dos vários airbags disponíveis, destaque para os airbags para os joelhos do condutor. Para além disso, saliento os pré-tensores nos cintos traseiros e o sistema Pre-Safe (opcional), que reconhece situações críticas de condução e, se for necessário, ativa preventivamente os sistemas de segurança reversíveis de forma a reduzir a possibilidade de ferimentos dos ocupantes do veículo.
Apesar de compacto, espaço é coisa que não falta no GLK. Com exceção para o lugar central, os bancos traseiros são espaçosos e confortáveis e todos os ocupantes dispõem de vários comportamentos de arrumação. A bagageira também é bastante generosa, com capacidade para 450 litros. Este compartimento dispõe de vários dispositivos de fixação, como ganchos para malas e vestuário e pontos de amarração para objetos mais pesados.
A versão base do Mercedes GLK 200 CDI BlueEfficiency está disponível a partir de 48.800 euros. A versão que ensaiámos, com pintura metalizada, caixa de velocidades automática, Pack’s Desportivos e vários outros extras custa 57.465 euros.