O Mercedes Classe A mudou na forma e no conceito. Logo à primeira vista, é notório que está 18 cm mais perto do chão do que o seu antecessor. Pela primeira vez, os especialistas da AMG envolveram-se no desenvolvimento desta classe compacta desde o primeiro momento. A aparência do novo Classe A reflete a nova estratégia da Mercedes-Benz em termos de design. O resultado é o chamado two-box design, um exterior desportivo e um interior de qualidade.
Motorizações: novos motores a gasolina e a Diesel
Estão disponíveis diversos motores a diesel e a gasolina. Pela primeira vez, um automóvel da Mercedes terá emissões de 99 gramas de CO2/km. A amplitude de potência da nova geração de motores a gasolina, de 1.6 e 2.0 litros, varia entre os 115 CV no A 180 e 156 CV no A 200 e os 211 CV debitados pelo A 250.
No caso dos motores a Diesel, o A 180 CDI debita 109 CV de potência e resulta num binário máximo de 250 Nm, enquanto o A 200 CDI debita 136 CV e cujo binário atinge os 300 Nm. O A 220 CDI está equipado com um motor de 2.2 litros, com uma potência de 170 CV e 350 Nm de binário.
Todos os motores do Classe A podem ser conjugados com a nova caixa manual de seis velocidades ou, opcionalmente, com a transmissão automática 7G-DCT de dupla-embraiagem.
Outros destaques: suspensão, aerodinâmica, segurança
A dinâmica de condução que o design e as motorizações deixam antever é complementada pela suspensão. Para tal, o centro de gravidade tornou-se mais baixo e foi incorporado no veículo um novo eixo traseiro de 4 braços; estas alterações permitem ainda a instalação da tração integral 4MATIC. Os clientes podem selecionar diversas configurações da suspensão, tal como a suspensão desportiva opcional com sistema Direct-Steer.
O Classe A inclui no equipamento de série um sistema de alerta de colisão baseado em radar com Brake Assist, reduzindo o risco de colisões na traseira do veículo. O sistema Collision Prevention Assist emite um sinal visual e acústico de forma a alertar o condutor para a existência de obstáculos identificados, preparando o Brake Assist para a aplicação de travão mais precisa possível. Esta aplicação inicia-se assim que o condutor pressionar firmemente o pedal do travão.
O sistema de proteção de ocupantes PRE-SAFE está disponível pela primeira vez no Classe A. Esta inovação, que teve a sua estreia no Classe S, em 2002, foi adaptado pela primeira vez nesta classe compacta. Entre as principais características deste sistema destacam-se os tensores reversíveis dos cintos de segurança, o fecho automático das janelas e do teto de abrir e o ajuste dos bancos dianteiros totalmente elétricos com função memória, de forma a posicionar os passageiros de forma ideal para a máxima eficácia dos sistemas de retenção.
Além das especificações base, que podem ser personalizadas com uma variedade de opções, estão disponíveis as seguintes linhas de design e equipamento: “Style”, “Urban” e “AMG Sport“.
O Classe A Sport está equipado com jantes em liga leve exclusivas AMG de 5 raios e 18 polegadas, juntamente com pneus 235/40 R18. A tonalidade preta com acabamento de alto brilho é conjugada com as pinças em tons de vermelho, que simbolizam as características de condução dinâmica do A 250 Sport e do A 220 CDI Sport. Estas duas motorizações distinguem-se, entre outros fatores, por um eixo dianteiro especial desenvolvido pela AMG e pela suspensão desportiva.
A comercialização deste modelo terá início no terceiro trimestre de 2012.