Quem olha para a anterior geração do Mercedes-Benz Classe C Coupé (CLC) e a compara com a atual, facilmente percebe o nível de evolução da marca alemã em termos de design. De facto, longe vão os tempos em que os Mercedes, apesar de serem bastante resistentes e fiáveis, eram carros pesados, antiquados e pouco interessantes esteticamente. Hoje a história é outra, e muitos são os modelos da marca alemã que são autênticas peças de design, onde é evidente um especial cuidado, não apenas com as prestações e o conforto, mas acima de tudo, com o lado mais visual. Diria mesmo que a Mercedes se tornou exímia em explorar, e muito bem, o lado emocional de quem compra um carro.
Disponível desde junho do ano passado, o Classe C Coupé é um carro com uma forte presença estética e um inegável poder de sedução. Segundo a marca, este modelo está concebido para um grupo de clientes entre os 35 e os 45 anos, para quem o sucesso profissional, o amor à vida e um forte sentido de responsabilidade são importantes. Encontro-me no início dessa faixa etária e revejo-me nos três pontos mencionados, talvez por isso não tenha conseguido resistir aos atributos estéticos do C Coupé. Nesse aspecto, não restam dúvidas de que os designers da marca acertaram na fórmula.
EXTERIOR/INTERIOR
Exteriormente, a sua silhueta baixa e compacta confere-lhe uma pose algo agressiva, mas elegante, que assenta muito bem no seu espírito desportivo. As funcionalidades típicas do coupé incluem a pequena inclinação dianteira, capot longo, pára-brisas muito inclinado e longo, e tejadilho alongado para fora. Algo que não passa despercebido é o teto panorâmico, que por ser escuro faz um agradável contraste com a cor da carroçaria (no caso do modelo ensaiado a cor era o Prata Iridium), bem como as jantes em liga leve AMG de 18 polegadas. De salientar que apesar do seu aspecto compacto, o C Coupé mede o mesmo que a berlina (4,60 metros) e que este é um verdadeiro modelo de duas portas, uma vez que o acesso à bagageira é feito através de uma porta independente do vidro traseiro. A sua capacidade de 450 litros é pouco usual num coupé.
Passando agora ao interior, o que de imediato me chama a atenção são os bancos exclusivos com apoios de cabeça integrados, tanto na primeira como na segunda fila. Os dois bancos traseiros são bastante confortáveis e servem na perfeição para transportar comodamente dois adultos. A pele Artico preta utilizada no seu revestimento é de excelente qualidade, tal como a que cobre o novo volante multi-funções de três raios disponível de série. Como opção estão disponíveis bancos aquecidos ou climatizados.
Quanto ao painel de instrumentos, assemelha-se ao da berlina, com especial destaque para os acabamentos em piano lacado porcelana e alguns pormenores mais desportivos. Todos os materiais utilizados são de qualidade irrepreensível, como é, aliás, apanágio da marca de Estugarda. É no centro do painel que está integrado o ecrã a cores do computador de bordo, cujo tamanho foi aumentado para uma melhor leitura. É aqui que nos é apresentada toda a informação sobre o veículo, o sistema de navegação e onde podemos configurar o carro ao nosso gosto pessoal. Com o sistema Comand Online (1.666 euros) temos também a possibilidade de nos ligarmos à internet e assim obtermos informações de trânsito, cálculo das rotas do sistema de navegação, etc. Todas estas funcionalidades são comandadas através de um seletor rotativo situado junto ao apoio de braços.
A nível de equipamento de série, o C Coupé está muito bem apetrechado. Não falta o Cruise Control, o ar condicionado automático bi-zona, sensores de luz e chuva, ESP, sistemas de assistência à travagem, assentos dianteiros com regulação elétrica, pontos de fixação ISOFIX, e muito mais.
O mesmo acontece em matéria de segurança e sistemas de ajuda à condução. Com sete airbags de fábrica, tensores e limitadores dos contos de segurança para todos os bancos, o C Coupé apresenta excelentes funcionalidades para uma condução mais segura e descontraída. A Mercedes-Benz também pensou na segurança dos peões e dotou este modelo com um capor ativo em alumínio. Com inúmeros sistemas de assistência à condução, que vão desde a deteção de sonolência Attention Assist, até ao controlo de proximidade Distronic Plus, todos são baseados na mais recente tecnologia de radares, câmaras e sensores, que minimizam as causas frequentes de acidentes.
MOTOR/COMPORTAMENTO
O Mercedes Classe C Coupé está disponível em cinco motorizações com injeção direta e função Start&Stop ECO (três a gasolina e duas a diesel). Ensaiámos o motor a gasolina 250 CGI BlueEfficiency com 204 cv e caixa manual de seis velocidades. É um motor silencioso e refinado que nos transmite uma agradável experiência de condução e responde de forma eficaz à medida que pisamos o acelerador. Atinge uma velocidade máxima de 240 Km/h e leva-nos aos 100 Km/h em apenas 7,2 segundos. Os valores de consumos combinados situam-se entre os 6.5 e os 7.0 l/100 Km.
É em estrada que o Classe C Coupé mostra todo o seu potencial, mostrando precisão na direção, um ótimo comportamento a nível de chassis e a eficácia da caixa de velocidades. Curva após curva, o C Coupé transmite-nos emoções fortes, fruto de uma agilidade a toda a prova.
PREÇOS
O Mercedes Classe C 250 CGI Coupé está disponível desde 48.590 euros. A unidade ensaiada, com todos os extras mencionados, apresenta um preço de 64.070 euros.
Outras versões a gasolina:
C 180 CGI Coupé (156 cv) – desde 41.035 euros
C 350 CGI Coupé (306 cv) – desde 64.300 euros
Versões a Diesel:
C 220 CDI Coupé (170 cv) – desde 46.298 euros
C 250 CDI Coupé (204 cv) – desde 49. 298 euros