Viajar e fotografar são os meus passatempos de eleição. Destaco esta viagem à Índia, pois foram 15 dias de experiências com os meus filhos, entre o luxo e o nada, num país que se sabe com culturas e religiões distintas e que tanto nos enriqueceu, por o sentirmos de perto.
Na primeira semana visitámos de jipe o Rajastão, onde ficámos em diversos palácios, conhecemos a vida de vários marajás e vivemos como eles. Uma vivência forte, de cores e cheiros magníficos e olhares diferentes. Muitas histórias ficámos a conhecer por onde passámos, outras criámos nós, de Jaipur a Jodhpur, passando por Agra e até bem perto de terras do Paquistão.
Na segunda semana, descemos para Nova Deli e apanhámos o avião para Goa, onde fomos procurar as influências de Portugal. Aí, foi o sentir o pouco que sobra de nós por lá, fazer ioga, sentir o mar, as praias, as tempestades, as populações que habitam a zona e a floresta.
Mais uma viagem que registei em fotografia e em pequenos livros de memórias de viagens que acumulo. Muitas mais virão. Espero.
A NÃO ESQUECER:
Como ir: A Across Luxury Travel & Safaris tem ótimas ofertas. Consulte www.across.pt ou peça informações pelo telefone 217817470.
Moeda: Rupia indiana (€1 = 64.80 rupias).
Documentos: É necessário passaporte válido por 6 meses. O visto é obrigatório e custa 50 euros. Embaixada da Índia: Rua Pêro da Covilhã, 16, 1400-297 Lisboa, tel.: 213041090.
Clima: Tropical. A melhor altura para visitar a Índia é de outubro a março, para evitar a época das monções e a época mais quente, de abril a junho, em que as temperaturas podem chegar aos 45 graus.
Para mais informações: Consulte os ‘sites’ www.incredibleindia.org e www.india-tourism.co.