Para quem gostava do Audi A1, mas via no facto de ter apenas duas portas uma condicionante, o lançamento da versão Sportback revelou-se, certamente, uma excelente notícia. A variante de quatro portas do modelo mais pequeno da Audi cresceu apenas alguns milímetros em altura e em largura, o suficiente para proporcionar o acesso ao habitáculo através das portas traseiras. Esteticamente, as diferenças não são muitas, mantendo os traços característicos da marca, com a frente a fazer lembrar os modelos de maiores dimensões. Uma das grandes diferenças em relação à versão de duas portas talves seja mesmo o tejadilho disponível em três cores de contraste, que realça o seu aspecto mais personalizado.
Por dentro, as semelhanças mantém-se, com um habitáculo onde se destacam os materiais de qualidade. Os bancos são confortáveis, apresentam um bom apoio lateral e estão disponíveis tanto em tecido como em pele, dependendo do gosto de cada um. Os lugares traseiros ganharam algum espaço em altura devido à reformulação da curvatura do tecto e os bancos podem apresentar as configurações de dois ou três lugares, opção pela qual a marca não cobra qualquer valor adicional. Quanto ao espaço, parece-nos que é suficiente para quatro adultos de média estatura. Apesar da introdução de mais duas portas, o A1 Sportback não deixa de ser um pequeno citadino, especialmente vocacionado para um público jovem e que parece reunir cada vez mais adeptos entre o público feminino. A mala apresenta uma capacidade de 270 litros.
O Audi A1 Sportback vem bem apetrechado a nível de soluções tecnológicas, começando pela nova versão do sistema de entretenimento MMI, que agora permite a ligação a redes 3G. Este equipamento opcional dispõe de um ecrã a cores de 6,5 polegadas com apresentação de mapas em 3D e comando por voz. O computador de bordo apresenta os dados relativos aos consumos e aconselha-nos para uma condução mais eficiente. O A1 Sportback está disponível em dois níveis de equipamento, advance e sport.
Tal como na primeira versão, o A1 Sportback está disponível com vários motores a gasolina e a Diesel, mas é indiscutível que os motores a gasóleo são os mais apetecíveis, até porque apresentam excelentes valores de consumos. Testámos o 1.6 TDI de 90 cv com caixa manual de 5 velocidades, mas que também pode vir equipado com a caixa automática S tronic de 7 velocidades. Quanto a consumos, a marca avança valores entre 3,8 e 4,2 l/100 km.
Não restam dúvidas de que o A1 Sportback é um carro pensado para a cidade, onde se revela bastante ágil e dinâmico, seguro e confortável. A versão ensaiada (1.6 TDI de 90 cv) está disponível desde 22.092 euros. Caso opte por um motor a gasolina, a versão de entrada (1.2 TFSI de 86 cv) apresenta preços a partir dos 19.750 euros.
Motores: Ao volante do Audi A1 Sportback
Um pequeno citadino ágil, seguro e confortável. Apresentamos-lhe o mais pequeno modelo da família Audi, agora com 4 portas.