Os anos passam e o Ibiza continua a ser o modelo de maior sucesso da Seat. Na passada primavera foi apresentada uma nova geração, que para além dos novos pormenores ao nível do design, aposta forte num caráter dinâmico, tecnologias inovadoras e uma maior qualidade em todos os detalhes. Outro dos pontos fortes é o facto de oferecer versões para todos os gostos, tanto ao nível de carroçarias, como ao nível de motorizações e equipamento. O Ibiza está assim disponível com três e cinco portas e também na versão carrinha, denominada ST. Quanto a motorizações, também há muito por onde escolher, desde o eficiente 1.2 a gasolina de 70 cv ao 1.4 TSI com 150 cv. Há também várias opções a gasóleo, que começam no eficiente 1.2 TDI CR E-Ecomotive e terminam no 2.0 TDI de 143 cv. Este novo Ibiza está dotado de várias soluções tecnológicas, entre elas, as caixas de velocidades automáticas DSG e o sistema Start/Stop.
O nosso primeiro contacto com a nova geração do Ibiza foi com a carrinha, que se revelou muito funcional e perfeita para as necessidades do dia-a-dia. A capacidade de carga de 430 litros é bastante aceitável para o seu segmento e é claro que aumenta com os bancos traseiros rebatidos. Estamos perante um familiar, mas que não dispensa uma imagem desportiva. As jantes, por exemplo, apresentam um novo design e vão das 15 às 17 polegadas, dependendo da versão.
A unidade ensiada vinha equipada com o motor1.2 TDI CR E-Ecomotive de 75 cv, caixa de velocidades automática DSG e função Start/Stop. O consumo médio de combustível é de apenas 3,4 l/100 Km, um valor bastante apetecível.
Experimentámos depois a versão cinco portas, que apresenta uma capacidade de carga de 292 litros e um bom espaço interior para todos os ocupantes. Um modelo que se adapta perfeitamente aos mais variados estilos de vida. Este vinha equipado com o motor 1.6 TDI CR de 90 cv e caixa manual de seis velocidades.
A nível de design, a nova geração do Ibiza destaca-se pela grelha frontal trapezoidal e estrutura em forma de ‘favos de mel’. O para-choques também foi redesenhado, assim como os faróis. Estão disponíveis duas versões de halogéneo ou com faróis Bi-xénon e luzes diurnas com tecnologia LED.
No habitáculo, destaque para o uso de materiais de maior qualidade e na aposta numa melhor funcionalidade. O novo Ibiza é um carro confortável, com um painel de intrumentos intuitivo e fácil de utilizar. As versões Style e FR podem ser equipadas com bancos desportivos em pele e vários acabamentos interiores.
A oferta de equipamento também foi atualizada em toda a gama, independentemente da carroçaria. As versões de acesso incluem vários elementos de conforto e segurança, tais como ABS, airbag frontal de condutor e acompanhante, airbag para a cabeça e tórax, rádio MP3 com comandos na coluna de direção, abertura elétrica do porta-bagagens, Isofix, entre muitos outros. A versão Style acrescenta de série o ar condicionado, cruise control, comandos do rádio sob o volante forrado a pele. A versão FR, que é a mais desportiva, conta com bancos desportivos, LED’s traseiros, sistema de climatização Climatronic e suspensão desportiva.
Quanto a preços:
Ibiza 5 portas
1.2 70 cv – desde 14.420 euros
1.2 TSI 105 cv – desde 17.300 euros
1.4 85 cv – desde 17.000 euros
1.4 TSI 150 cv – desde 20.780 euros
1.2 TDI 75 cv – desde 17.725 euros
1.6 TDI 90 cv – desde 18.320 euros
1.6 TDI 105 cv – desde 20.840 euros
2.0 TDI FR 143 cv – desde 24.580 euros
Ibiza ST (carrinha)
1.2 70 cv – desde 15.370 euros
1.2 TSI 105 cv – desde 18.258 euros
1.4 85 cv – desde 17.950 euros
1.4 TSI 150 cv – desde 21.715 euros
1.2 TDI 75 cv – desde 18.665 euros
1.6 TDI 90 cv – desde 19.260 euros
1.6 TDI 105 cv – desde 21.780 euros
Ibiza SC (3 portas)
1.2 70 cv – desde 14.420 euros
1.2 TSI 105 cv – desde 18.140 euros
1.4 TSI 150 cv – desde 20.780 euros
1.2 TDI 75 cv – desde 17.750 euros
1.6 TDI 90 cv – desde 18.320 euros
1.6 TDI 105 cv – desde 20.450 euros
2.0 TDI FR 143 cv – desde 24.580 euros
EM AGOSTO, COMPRE A CARAS E HABILITE-SE A GANHAR UM SEAT IBIZA. VEJA AQUI COMO PARTICIPAR