Os dentes temporários, habitualmente designados por dentes de leite, têm tanta importância para o correto desenvolvimento do bebé como qualquer outro órgão ou sistema. Há que abandonar a ideia de que os dentes de leite não são importantes porque vêm aí os definitivos.
A principal função da primeira dentição será permitir à criança a correta mastigação dos alimentos. Mas, muito importante, a primeira dentição vai ajudar ao correto desenvolvimento da boca e à manutenção do espaço necessário para o nascimento dos dentes definitivos ou permanentes.
Os dentes começam a romper por volta dos 6 meses e devem terminar o seu crescimento por volta dos 30 meses. Muitas crianças ficam com as gengivas muito sensíveis, o que as torna irritadas. Pode ajudar esfregando as gengivas com o dedo, usando uma dedeira especial para esse efeito ou um anel de borracha refrigerado. Também existem gel e produtos farmacêuticos para aliviar o desconforto provocado pela erupção dos dentes do bebé. Uma dica, é normal que surja febre.
Passar os bons hábitos de higiene oral às suas crianças é uma das lições de saúde mais importantes que lhes pode dar. Isto significa ajudá-las a escovar os dentes duas vezes por dia, limitar os lanches entre as refeições (especialmente os que contêm alimentos e/ou bebidas açucaradas como bolachas, pão achocolatado, refrigerantes) e visitar o profissional de saúde regularmente. Se a criança beber bebidas gaseificadas, e bem sabemos como é difícil evitar, devem usar uma palhinha para não danificar o esmalte.
No processo de dentição todos os hábitos são importantes e por isso é preferível uma chupeta a deixar que o bebé chupe no dedo. A escovagem deve acontecer com a supervisão de um adulto. Não só para ver se os dentes estão a ser bem lavados. A pasta dentífrica usada deve ser pouca, do tamanho de uma ervilha e a criança não deve ingerir a pasta dentífrica.
Quanto mais cedo se iniciar o hábito diário de higiene oral melhores perspetivas há de evitar as doenças. As rotinas devem começar logo quando romper o primeiro dente.
É muito importante mostrar á criança que o médico dentista é um amigo, um médico como os outros e que aqueles instrumentos não causam dor. Consultas regulares ajudam a combater este receio.
PARTICIPE NO PASSATEMPO SORRIA.PT E HABILITE-SE A TRATAMENTOS DENTÁRIOS