Apesar da crise, a carrinha Renault Mégane continua a ser o modelo mais vendido em Portugal, uma liderança que a marca pretende reforçar através de um novo design, motores tecnologicamente evoluídos e versões recheadas de equipamento. É precisamente o caso da protagonista deste ensaio, a Renault Mégane Sport Tourer 1.6 dCi Bose Edition.
Com uma nova grelha, guarda-lamas dianteiros, proteções laterias e luzes diurnas com tecnologia LED, esta edição especial apresenta ainda elegantes detalhes como as jantes de liga leve de 17 polegadas, retrovisores em preto e vidros laterais traseiros escurecidos. A nível de interiores, os acabamentos em preto brilhante combinam com o couro do volante e os revestimentos dos bancos em pele e alcantara. O equipamento deste topo de gama do modelo Mégane é bastante completo e não faltam o cartão mãos-livres, uma câmara de ajuda ao estacionamento ou o sistema de navegação TomTom. E como principal resultado desta parceria entre a marca francesa e a Bose está o fantástico sistema de som Bose Sound System que integra nada menos do que nove altifalantes, duas colunas surround, subwoofer, Bluetooth, tomada USB e ficha Jack. A acústica no interior desta Mégane é verdadeiramente impressionante em qualquer lugar do veículo e seja qual for o nível do volume. A limpidez do som é tal que, por vezes, somos levados a pensar que estamos a conduzir na companhia da nossa banda preferida a atuar ao vivo. Vale mesmo a pena experimentar.
A Renault também tem apostado forte ao nível dos sistemas de ajuda ao condutor e de segurança. Uma das novidades é o Visio System, uma tecnologia associada a uma câmara dianteira de alta resolução que deteta a sinalização horizontal da estrada e a posição do veículo e alerta o condutor, através de um aviso visual e sonoro, quando este tranpõe involuntariamente a sua faixa de rodagem sem que os piscas tenham sido ativados.
Também não nos podemos queixar do espaço, que é suficiente para que os cinco ocupantes viajem de forma confortável. A bagageira apresenta uma capacidade de 524 litros, que aumenta para 1660 litros com os bancos traseiros totalmente rebatidos.
O motor 1.6 dCi com 130 cv é outro dos pontos forte desta carrinha, suave e silencioso, e que nos permite atingir uma velocidade máxima de 200 Km/h e chegar aos 100 Km/h em 10,1 segundos. A marca anuncia um consumo combinado de 4,3 l/100 Km. Este motor é conjugado com uma caixa manual de seis velocidade, que também não nos merece qualquer reparo.
Quanto a preço, esta Renault Mégane 1.6 dCi Bose Edition está disponível desde 30.600 euros.