Edimburgo parece a ilustração de um qualquer conto de fadas. Dona de uma arquitetura ímpar, a capital da Escócia conquista logo ao primeiro olhar. Construída no cume de um vulcão já extinto e envolta em colinas, lagos e florestas, a cidade espraia-se ao longo da margem sul do rio Fort.
A nossa atenção foca-se imediatamente no famoso Castelo de Edimburgo, uma visão impressionante que se ergue no alto de um rochedo de granito, parecendo desafiar quem se atreva a invadir a cidade.
Todos os anos, em agosto, a cidade orgulha-se de receber o maior festival do mundo, onde as artes se combinam para dar origem a um conjunto de espetáculos e demonstrações culturais que atraem cerca de um milhão de visitantes.
A parte velha da cidade está recheada de edifícios do século XV ladeados por ruas tortuosas e estreitas. Em contraste, a parte nova apresenta um primoroso estilo georgiano, de ruas simétricas e largas. O resultado é a estranha sensação de nos encontrarmos em épocas diferentes em simultâneo, ora passeando por uma vila medieval, com as suas casas intactas e lojas ainda abertas, ora mergulhando na Edimburgo dos dias de hoje, moderna e sofisticada.
Edimburgo contrasta com a ‘rival’ Glasgow pela sua riqueza histórica e a singularidade da sua fisionomia, verdadeira relíquia das antigas técnicas de construção, que esboça o retrato do traçado urbano de muitas cidades europeias. Envolta neste cenário pitoresco, com o castelo a sobressair da colina rochosa, deslizando até à rua principal, é a cidade onde apetece sempre voltar.
A NÃO ESQUECER:
Como ir: De avião. O aeroporto situa-se a apenas 12km do centro da capital.
A não perder: Castelo de Edimburgo; Parlamento escocês; Universidade de Edimburgo.
Idioma: Inglês.
Moeda: Euro.
Clima: Edimburgo é uma cidade fria. No inverno a temperatura não passa dos 6°, sendo janeiro e fevereiro os meses mais frios do ano. No verão, a temperatura é agradável durante o dia e fria à noite, dificilmente ultrapassa os 20°.
Informações úteis: A maioria dos festivais de Edimburgo ocorre nas últimas semanas de agosto.