Diretor de comunicação da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e seus Sucedâneos – APICCAPS, Paulo Gonçalves é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da campanha Portuguese Shoes – The Sexiest Industry in Europe. A mesma que venceu, no final de novembro, o Prémio Europeu de Promoção Empresarial, na categoria de Apoio à Internacionalização das Empresas, deixando para trás o champanhe francês.
Licenciado em Comunicação Social, Paulo aceitou o desafio de transformar a imagem de uma indústria tradicional como era a do calçado num setor afirmativo e moderno. Hoje, 15 anos depois de ter entrado como assessor de imprensa para a APICCAPS, é com satisfação que vê o calçado português ser uma referência internacional (as exportações aumentaram 29 por cento nos últimos três anos) e o preço médio do calçado ocupar o segundo lugar dos mais elevados no mundo.
Quando não está a trabalhar, Paulo diz que estar com os filhos, Beatriz e Tomás, é das coisas que mais prazer lhe dá.
O Livro – “Papillon”
O livro que mais me marcou foi Papillon, de Jean-Pierre Castelnau. Foi-me emprestado pela mãe de um grande amigo e fiquei fascinado da primeira à última página. Na verdade, foi a primeira vez que me entreguei de ‘corpo e alma’ a um livro.
O CD – “Abbey Road“
Cresci a ouvir os Beatles e ainda hoje são um dos meus grupos de eleição. Abbey Road, Revolver e White Album serão sempre os meus álbuns preferidos. Sei as letras todas de cor, foi ao som deles que aprendi a gostar de música.
O Concerto – U2
Qualquer concerto dos U2 é excelente, pela música, pelo espetáculo e pela ligação ao público. Mais recentemente, destaco o concerto dos Coldplay no Estádio do Dragão.
O Filme – “A Vida É Bela“
Sou cinéfilo, devoro todo o tipo de filmes, portanto, escolher um é uma tarefa hercúlea. Mas o A Vida É Bela, de Roberto Benigni, foi um dos mais marcantes de sempre. O drama, o enredo, o amor de um pai por um filho são de uma beleza sem limites.
O Restaurante – D. Tonho
Adoro a paisagem que se tem deste restaurante na Ribeira do Porto. A beleza do Douro não tem limites, especialmente se houver boa comida portuguesa por perto.
O Bar – L’Kodak
São raras as vezes que saio à noite, mas quando saio gosto de um bom ‘banho de sol’ no L’Kodac, na Praia do Aterro, em Leça. Quando estou fora, em Nova Iorque, adoro ir ao mítico Blue Note.
A Viagem – Florença, Paris e Nova Iorque
Adoro viajar e, por imperativos profissionais, faço-o com muita frequência. Florença, Paris e Nova Iorque são as minhas cidades de eleição. Adoro partir, mas com a certeza de voltar: não há cidade como o Porto!
A escolha de… Paulo Gonçalves
O diretor de comunicação é responsável pela campanha que nos últimos anos tem colocado o calçado ‘Made in Portugal’ no mundo.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites