O interior do novo Volvo XC90, que será lançado no final deste ano, apresenta-se como o mais luxuoso alguma vez concebido para um Volvo, tendo como inspiração o país de origem da marca, a Suécia, globalmente conhecida por conjugar a mais recente tecnologia com um design depurado, belo e trabalhado a partir dos melhores materiais: "A característica mais marcante é um ecrã táctil tipo tablet que constitui o coração de todo um novo sistema de controlo a bordo", revelou Thomas Ingenlath, responsável pelo design do novo modelo.
Este sistema – cujos pormenores completos serão dados a conhecer mais para a frente – está praticamente isento de botões e representa uma forma totalmente nova de o condutor controlar o seu automóvel e aceder a uma série de produtos e serviços assentes na Internet. Contribui também para criar um interior moderno, espaçoso e despojado.
O interior do novo XC90 combina materiais como o couro macio e a madeira com pormenores artesanais que incluem uma alavanca da caixa de velocidades em cristal da Orrefors, o famoso fabricante de cristal sueco, e comandos de lapidado a diamante para o botão do Start/Stop e a regulação de volume: "Estes pormenores foram pensados para se tornarem as joias do interior. Acrescentam um toque de irreverência exclusiva em vez de mera funcionalidade", explicou Robin Page, Diretor de Design Interior da Volvo.
O novo XC90 é o primeiro Volvo a integrar a SPA (Scalable Product Architecture) da marca, que abre um leque de opções muito mais alargado em termos de design, melhora as características de condução e permite a inclusão dos mais recentes dispositivos de segurança e tecnologias conectadas a bordo, aumentando simultaneamente o espaço interior: "A nossa nova arquitetura interior é pura e despojada, sem deixar de radiar a confiança sofisticada e formalidade que os clientes de SUVs de luxo esperam", afirmou Peter Mertens, Vice-presidente Sénior de Investigação e Desenvolvimento.
Novos bancos
A Volvo já é conhecida pelo conforto e o novo XC90 reforça esta reputação oferecendo bancos de design inovador que libertam igualmente espaço interior para passageiros, seja na segunda ou na terceira fila de bancos, o que contribui para fazer do novo XC90 um genuíno automóvel de sete lugares. Os bancos Comfort de série estão disponíveis com uma intuitiva e suave operação elétrica, incluindo apoios laterais ajustáveis, extensão da almofada do assento, suporte lombar multidirecional e regulação vertical dos apoios de cabeça. Podem ser guardadas três configurações na memória. As funções de ventilação e massagem são opcionais.
O novo banco Contour opcional foi concebido para oferecer excelente apoio lateral desde os ombros à zona das coxas.
Bancos individuais na segunda fila e mais espaço na terceira fila
A segunda fila inclui três bancos individuais com regulação de reclinação. A função corrediça pode ser usada para oferecer mais espaço para as pernas aos passageiros na terceira fila – ou para aumentar o espaço de carga se os bancos da terceira fila forem totalmente rebatidos. Um banco elevatório infantil na posição central é opcional.
Os bancos na terceira fila, que oferecem conforto líder a passageiros com uma altura de até 1,70 m, são ligeiramente centrados para oferecer aos ocupantes uma generosa visão para a frente inspirada numa sala de espetáculos. Um vão adicional para os pés por baixo dos bancos da segunda fila cria conforto extra e mais espaço para as pernas. Foi ainda devotada especial atenção a assegurar uma entrada e saída facilitadas da terceira fila e facilidade de operação, fazendo desta a melhor terceira fila no segmento.
Todos os sete bancos incluem cinto de segurança de três pontos com pré-tensores e todas as filas de bancos estão abrangidas pelos airbags de cortina insuflável em situação de impacto lateral ou capotamento.
O novo Volvo XC90 inclui várias opções de arrumação para o condutor e todos os passageiros. Todos os bancos nas segunda e terceira filas podem ser rebatidos individualmente, o que gera uma notável flexibilidade ao nível de carga. Os bancos da terceira fila podem ainda ser especificados com operação elétrica.