Uma barriga saliente é algo que incomoda muitas pessoas e algumas até bem magras. Como tal, apresentamos-lhe alguns truques para diminuir a gordura abdominal sem grandes esforços no ginásio e sem ter que seguir uma dieta rigorosa.
1. Diminua a ingestão de lactose
Queijo, manteiga e iogurtes… São alimentos que fazem parte da alimentação de quase toda a gente, mas podem provocar inchaço abdominal e, muitas vezes, até dores nesta zona. Tudo porque muitas pessoas em todo o mundo são intolerantes à lactose, sem saber, e acabam por ficar inchadas e com gases. “A lactose é o açúcar presente no leite, ou seja, um carboidrato. A maioria das pessoas que corta esta substância da sua alimentação e que depois volta a introduzi-la refere que sente inchaço abdominal e problemas de digestão. Este nutriente não é essencial à dieta e, por isso, se o retirar da sua alimentação não correrá qualquer risco. Quem é intolerante à lactose habitualmente sofre de problemas gastrointestinais, dores de barriga e flatulência”, explica a nutricionista brasileira Bianca Souza.
2. Coma mais peixes como o salmão, a sardinha e o atum
Estes peixes são ricos em nutrientes e antioxidantes que ajudam a emagrecer e a diminuir a gordura localizada. “A sardinha, o salmão e o atum são fontes de proteína que fornecem aminoácidos para que o nosso organismo forme músculos. Por isso, eles ajudam a queimar calorias e a potencializar o exercício que fizer. Além disso, assim como toda a fonte de proteína animal, são fontes de cálcio, um nutriente essencial para a contração muscular. Estes peixes possuem naturalmente ómega 3, um nutriente extremamente antioxidante e são alimentos com baixo valor calórico e pouca gordura”, afirma a nutricionista Patricia Davidson Haiat.
3. Evite brócolos
Segundo a famosa nutricionista norte-americana Katherine Brooking, os brócolos provocam inchaço por serem uma fibra solúvel, que não se dissolve até atingir o intestino grosso, onde a sua digestão provoca muitos gases. Além disso, os brócolos contêm uma pequena quantidade de rafinose, um açúcar que também produz gases.
4. Coma mais aveia
A aveia é o grande aliado das mulheres que desejam perder gordura abdominal e melhorar o seu trânsito intestinal. Pode ser usada para fazer pão, sumos, bolachas ou até para combinar com fruta ou doces. “Entre os seus benefícios estão a sensação de saciedade, um melhor funcionamento do trânsito intestinal, uma digestão mais fácil, o controlo da tensão arterial, a diminuição do colesterol, ou seja, todos os fatores que ajudam a diminuir a barriga. O indicado é ingerir 30 gramas de aveia por dia, o equivalente e três colheres de sopa”, explica o endocrinologista Alfredo Cury.
5. Evite comer feijão
O feijão produz muitos gases intestinais porque contém oligossacáridos, um tipo de açúcar complexo formado por moléculas que são muito grandes para o intestino delgado. A acrescentar a isso, o nosso organismo não tem a enzima necessária para a absorção deste nutriente, por isso acaba por provocar inchaço.
Saiba como perder a barriga sem grandes esforços
Cinco dicas para perder gordura localizada na barriga sem fazer exercício nem dietas rigorosas.