Depois de um período alargado de testes de estrada, dado o elevado número de inscrições, o Júri, composto por 19 jornalistas em representação de alguns dos mais importantes Orgãos de Comunicação Social em Portugal, selecionou um lote de candidatos que se mantêm na corrida para suceder ao Volkswagen Passat como Carro do Ano em Portugal.
São eles, por ordem alfabética:
Audi A4, Hyundai i40SW, Honda HR-V, Mazda CX3, Nissan Pulsar, Opel Astra e Skoda Superb.
Já no próximo dias 12 e 13 de Fevereiro, o Júri volta a reunir para uma última sessão de estrada, onde terá possibilidade de voltar a avaliar os sete finalistas, procedendo em seguida à votação final que elegerá o vencedor da edição deste ano, bem como os melhores de cada categoria a concurso – Citadino do Ano, Carrinha do Ano, Executivo do Ano, Crossover do Ano e Monovolume do Ano.
O anúncio dos vencedores está agendado para o dia 18 de Fevereiro, durante a tradicional festa do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2016.
FINALISTAS DO ESSILOR CARRO DO ANO 2016
Audi A4 2.0 TDI 190 cv
O novo Audi A4 combina sofisticação tecnológica e qualidade de vida a bordo com dinâmica e segurança na estrada. Vinte anos depois da primeira geração do Audi A4 ter vencido o prémio de Carro do Ano em Portugal, o seu sucessor volta a alinhar na corrida do Essilor Carro do Ano/ Troféu Volante de Cristal 2016, com a versão A4 2.0 TDI de 190 cv. O novo modelo da marca de Ingolstadt concorre ainda ao Troféu do Automóvel para o Executivo do Ano onde vai enfrentar o DS5 e o Skoda Superb.
Motor: Quatro cilindros Diesel, 1968 cc
Potência: 190 cv/3800 rpm
Aceleração: 7,7 segundos
Velocidade Máxima: 240 km/h
Consumo Médio: 4,3 l/100 km
Emissões CO2: 111 gr/km
Preço: 49 415 euros
Hyundai i40 SW 1.7 CRDi HP DCT 141 cv
O Hyundai i40 é o cavalo de Tróia da marca coreana para entrar no exclusivo segmento D europeu. Com versões berlina e carrinha, a edição 2015 deste modelo acrescenta capacidade tecnológica e refinamento na condução, graças a uma nova transmissão automática de sete velocidade, um motor Diesel mais potente e eficiente e uma gama mais completa de equipamentos. O Hyundai i40 SW concorre ainda ao prémio Carrinha do Ano onde terá de enfrentar o Audi A4 Avant, Skoda Superb Break e Skoda Fabia Break.
Motor: Quatro cilindros Diesel, 1685 cc
Potência: 141 cv/4000 rpm
Aceleração 0-100 km/h: n.d.
Velocidade Máxima: 200 km/h
Consumo Médio: 5 l/100 km
Emissões CO2: 129 gr/km
Preço: 41 250 euros
Honda HR-V 1.6 i-DTEC Elegance
O Honda HR-V é o SUV subcompacto da marca nipónica que pretende conjugar a dinâmica de condução de um coupé com a robustez e versatilidade de um SUV. A habitabilidade e qualidade de vida a bordo foi também um dos temas centrais no desenvolvimento desta geração. A versão a concurso do HR-V está equipada com um motor Diesel 1.6 de 120 CV, que reivindica um consumo médio de 4 li/100 km. O Honda HR-V concorre ainda ao prémio Crossover do Ano onde terá como adversários o Audi Q7, o Hyundai Santa Fe, o Mazda CX-3, o KIA Sorento e o Volvo XC90.
Motor: Quatro cilindros em linha Diesel, 1597 cc
Potência: 120 cv/4000 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 10,1 s
Velocidade Máxima: 192 km/h
Consumo Médio: 4 l/100 km
Emissões CO2: 104 gr/km
Preço: 27 707 euros
Mazda CX-3 1.5 SKYACTIV-D (105 CV) MT 2WD Excellence Navi
O Mazda CX-3 é um crossover compacto que recorre á mesma plataforma do citadino Mazda2, incorporando os princípios da filosofia de design KODO e das tecnologias Skyactiv, nomeadamente o motor 1.5 Diesel de 105 cavalos e médias anunciadas de consumo de 4 l/100 km. É precisamente a versão de tração dianteira equipada com este motor que concorre ao Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal e ao prémio reservado ao Crossover do Ano, onde enfrentará os seguintes adversários: Audi Q7, Hyundai Santa Fe, Honda HR-V, KIA Sorento e Volvo XC90.
Motor: Quatro cilindros em linha Diesel, 1499 cc
Potência: 105 cv/4000 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 10,1 s
Velocidade Máxima: 177 km/h
Consumo Médio: 4 l/100 km
Emissões CO2: 105 gr/km
Preço: 25 620 euros
Nissan Pulsar 1.5 dCi EU6 110 CV N-CONNECTA
A Nissan apresentou em 2015 um modelo totalmente novo para o competitivo segmento dos familiares compactos do mercado europeu. Com uma carroçaria de dois volumes e cinco portas, o Nissan Pulsar destaca-se pela generosa distância entre eixos que permite oferecer cotas de habitabilidade que a marca defende serem as novas referências do segmento. Três motores turbo – dois a gasolina e outro diesel e um conjunto de inovações técnicas nos sistemas de auxílio à condução, completam as principais credencias do Pulsar como candidato ao prémio Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal e à classe Citadino do Ano.
Motor: Quatro cilindros em linha turbodiesel, 1461 cc
Potência: 110 cv/4000 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 11,5 s
Velocidade Máxima: 190 km/h
Consumo Médio: 3,6 l/100 km
Emissões CO2: 94 gr/km
Preço: 27 000 euros
Opel Astra 1.6 CDTI 110 Cv Innovation
A 11º geração do Opel Astra representa um verdadeiro salto quântico em matéria de eficiência, conectividade e dinâmica. Servido por uma completa gama de motores a gasolina e gasóleo, com baixas emissões e consumos anunciados, o novo Astra está mais leve e mais compacto, sem prejuízo da habitabilidade, que melhora, e do nível de equipamento, que passa a integrar sistemas inovadores como o Opel OnStar, o sistema de conectividade Intellilink e os faróis de matriz de LED IntelliLux. A versão que a Opel apresenta a concurso monta um propulsor Diesel de 110 Cv de potência com consumos anunciados de 3,5 l/100 km.
Motor: Quatro cilindros turbodiesel, 1598 cc
Potência: 110 cv/ 3500 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 11 segundos
Velocidade Máxima: 195 km/h
Consumo Médio: 3,5 l/100 km
Emissões CO2: 93 gr/km
Preço: 24 740 euros
Skoda Superb 1.6 TDI 120 Cv Style
O novo Skoda Superb está ainda maior e com mais espaço, sendo um dos executivos com melhores cotas de habitabilidade do mercado. Na sua versão berlina, o novo Superb recebe ainda um novo pacote tecnológico, que inclui motores mais eficientes e novos equipamentos de segurança e infoentretenimento.A versão a concurso recorre ao bloco 1.6 TDI de 120 Cv, que concorre ainda ao prémio de Executivo do Ano com o Audi A4 e com o DS5.
Motor: Quatro cilindros em linha Diesel, 1598 cc
Potência: 120 cv/3600-4000 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 10,9 segundos
Velocidade Máxima: 206 km/h
Consumo Médio: 4,2 l/100 km
Emissões CO2: 109 gr/km
Preço: 34 614 euros
CANDIDATOS ÀS CLASSES DO CARRO DO ANO
Citadino do Ano
Fiat 500 1.2 Lounge
Hyundai i20 Comfort CRDi 1.1, 75 Cv
Honda Jazz 1.3 i-VTEC ELEGANCE
Mazda2 SKYACTIV-D (105cv) MT Excellence HS Navi
Nissan Pulsar 1.5 dCi EU6 110 CV N-Connecta
Opel Karl 1.0 75 Cv
Skoda Fabia 1.2TSI 90 Cv Style
Carrinha do Ano
Audi A4 Avant 2.0 TDI 190cv
Hyundai i40SW 1.7. CDRi HP DCT 141 Cv
Skoda Fabia Break 1.4TDI 90 Cv Style
Skoda Superb Break 2.0TDI 190 Cv DSG Style
Monovolume do Ano
Ford S-MAX 2.0 TDCi Titanium 180 Cv cx manual
Volkswagen Touran 1.6 TDI 110 Cv Highline
Executivo do Ano
Audi A4 2.0 TDI 190 Cv
DS5 Sport Chic 2.0 BLUE HDI 180 Cv
Skoda Superb 1.6 TDI 120 Cv Style
Crossover do Ano
Audi Q7 3.0 TDI 272 Cv quattro Tiptronic
Fiat 500 X 1.6 Cross
Hyundai Santa Fe LUG 2.2 A/T AT Premium 4×2
Honda HR-V 1.6 i-DTEC Elegance
Mazda CX-3 1.5 SKYACTIV-D (105 CV) MT 2WD Excellence Navi
KIA Sorento 2.2 CRDi TX 7Lug 2WD
Volvo XC90 D5 AWD Inscription