Já vai na quarta geração e a atual versão recebeu em meados do ano passado mais uma remodelação. Falamos de um dos automóveis mais populares no nosso país, o Seat Ibiza. É certo que esteticamente, e mesmo a nível de interiores, as mudanças não são muito percetíveis. Por fora, e com exceção para a cor da unidade que ensaiámos (verde lima), o que mais chama a atenção são as novas luzes LED, que lhe conferem o visual mais agressivo, e as novas jantes.
Por dentro, também não há muitas diferenças. Porém, o Ibiza oferece agora mais e melhor equipamento, com destaque para o ecrã do sistema multimedia integrado no tablier, que pode ter até 6,8 polegadas. O citadino da Seat está agora mais conectável, graças á ligação por Bluetooth disponível de série, mas principalmente graças ao sistema Seat Full Link, que incorpora o Android Auto, o Apple CarPlay e o Mirror Link. Logo, todos os smartphones são sompatíveis, independentemente do sistema operativo. Onde também se nota uma grande diferença em relação ao Ibiza interior é em termos de sistemas de segurança e auxílio à condução. Destaco desde já a câmara de visão traseira, o sistema de travagem automática e o sistema de deteção de fadiga, que nos aconselha a parar quando deteta sinais de cansaço na nossa condução.
Testámos o Seat Ibiza 1.0 TSI de 110 CV com a caixa de automática de sete velocidades DSG e devo dizer que se revelou uma opção bastante interessante, principalmente, para quem procura um carro para uma utilização mais citadina. Conta com os sitema Start-Stop, que ajuda nos consumos.
É inegável que o Ibiza tem melhorado com o passar dos anos e continua a ter uma palavra a dizer, principalmente na relação qualidae/preço. A versão que ensaiámos está disponível desde 17.803 euros.
Ao volante do Seat Ibiza
Testámos a versão 1.0 TSI de 110 CV, uma excelente opção para quem quer um carro para a cidade e não só.