Quilómetros e quilómetros de praia de areia fina e a temperatura agradável do Mar Mediterrâneo. Saïdia, conhecida como a Pérola Azul de Marrocos, é um bom destino de férias para quem gosta de usufruir de banhos de sol e de mar com um toque de exotismo: há sempre alguns dromedários disponíveis para o passeio da praxe – à falta de deserto muito próximo, o areal da praia serve perfeitamente o propósito – e não está longe o mercado tradicional da cidade de Oujda (são pouco mais de 50 quilómetros, e é aí que se localiza o aeroporto que serve esta zona do nordeste de Marrocos). Os hotéis, como é o caso do Be Live Collection, dispõem de todo o tipo de serviços, como piscinas, ginásio, spa, restaurantes, chapéus de sol e espreguiçadeiras na praia, bicicletas para passear ou animação para as crianças.
Para turistas mais ambiciosos, a cerca de uma hora de caminho de automóvel ou autocarro está a região montanhosa de Beni Snassen e o Vale Zegzel, onde é possível visitar, por exemplo, a deslumbrante Gruta do Camelo, que deve o seu nome ao facto de, vista de longe, aparentar o perfil do animal. A própria localidade de Saïdia dispõe de uma marina que possibilita a prática de vela, mergulho e esqui aquático. Muito perto, a zona que envolve a foz do rio Moulouya é percorrida por trilhos que permitem partir à descoberta da biodiversidade local, com destaque para a observação de pássaros. Para apreciadores da modalidade, há ainda um agradável campo de golfe com 18 buracos.
E porque visitar Marrocos sem espreitar o deserto é uma pena, pode sempre recorrer aos programas de excursão, que permitem também uma visita ao oásis de Figuig. De resto, não há como passar ao lado da gastronomia local: as receitas de couscous e as tagines (um guisado em pote de barro que pode ser de carne ou de peixe) são os pratos fortes da zona e o chá de menta uma espécie de bebida nacional.
A NÃO ESQUECER:
Como chegar: A Royal Air Maroc tem voos Lisboa/Oujda, que fica a pouco mais de 50 quilómetros de Saïdia.
Onde ficar: O hotel Be Live Collection Saïdia proporciona todos os serviços necessários, tem quartos amplos e fica mesmo na praia.
Onde comer: Os restaurantes do hotel acabam por ser a solução mais prática, até porque o mais comum é o alojamento ser feito em regime de tudo incluído.
A não perder: Oujda e o respetivo souk, a Gruta do Camelo, os passeios de dromedário na praia, as excursões ao deserto.
Marrocos: Saïdia
Praia a perder de vista.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites