O Presidente da República vai oferecer esta sexta-feira ao Papa Francisco um oratório de madeira encomendado à Fundação Ricardo Espírito Santo, com uma Nossa Senhora de Fátima da Vista Alegre, confirmou à agência Lusa fonte daquela instituição.
Marcelo Rebelo de Sousa vai entregar este presente durante o seu encontro com o Papa Francisco, que decorrerá na Base Aérea de Monte Real, no concelho de Leiria, na sexta-feira à tarde, à chegada do líder da Igreja Católica a Portugal.
Neste encontro a dois, que tem uma duração prevista de 15 minutos, o líder da Igreja Católica vai, por sua vez, oferecer ao chefe de Estado português um mosaico sobre o “centenário das aparições” de Fátima, divulgou na quinta-feira a Santa Sé.
Já hoje, o Presidente da República considerou que é um dia “muito importante” para Portugal, e de “grande alegria”, pela visita do Francisco a Fátima, no centenário das ‘aparições’.
Em declarações aos jornalistas, na Casa de Retiro de Nossa Senhora das Dores, em Fátima, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que “Portugal é um país muito seguro” e “não há problema nenhum de segurança” relacionado com esta visita do líder da Igreja Católica. Por isso, disse não ter “nenhum medo”.
Sobre o encontro que terá hoje com o papa Francisco, Marcelo Rebelo de Sousa não quis antecipar esse diálogo, “até porque há uma dose de inesperado e de improviso nessas conversas”, e afirmou: “Não estou nervoso. Já fui recebido pelo Papa. É uma pessoa que pacifica, acalma, aquieta, não enerva”.
Marcelo Rebelo de Sousa em Fátima para encontro com o Papa
O Presidente da República chegou esta quinta-feira, dia 11, por volta das 23h00, ao Santuário de Fátima, onde esta tarde vai encontrar-se com o Papa.