Começou a contagem decrescente para a eleição do sucessor do Peugeot 3008 como vencedor do Essilor Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal, o prémio mais importante da indústria automóvel em Portugal.
A 35.ª edição do Carro do Ano arranca com uma série de novidades que prometem aumentar a eficácia na escolha dos melhores automóveis do mercado português, bem como a visibilidade e o impacto público da iniciativa. Pela primeira vez, a CARAS integra o painel de jurados, composto por representantes de alguns dos mais importantes orgãos de comunicação nacionais.
As inscrições estão abertas e as várias marcas de automóveis preparam-se agora para inscrever os modelos cuja comercialização tenha ocorrido de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2017. Os jurados preparam-se para iniciar testes dinâmicos com os diferentes modelos a concurso. Estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental são algumas das áreas de avaliação dos jurados. O nome da totalidade dos carros a concurso será divulgado no final do mês de outubro. Numa segunda fase, em meados de janeiro, ficaremos a conhecer os sete finalistas.
Uma das novidades da edição deste ano é a criação de um galardão anual designado por “CARRO DO ANO” que visa premiar o modelo que represente, simultaneamente, um avanço tecnológico significativo no âmbito do mercado automóvel nacional e o melhor compromisso para o automobilista português em termos de economia (preço e custos de utilização), segurança e agradabilidade de condução. O modelo premiado será distinguido com o título de “Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal 2018”, recebendo o respetivo representante ou importador o “Troféu Volante de Cristal”. Em paralelo, será galardoado o melhor produto automóvel (versão) em segmentos distintos do mercado nacional: Citadino, Familiar, Executivo, Desportivo (inclui descapotáveis), SUV (inclui Crossovers), e ecológico.
Referência, ainda, para o prémio Ecológico do ano. Uma distinção especial reservada a veículos com motores elétricos ou híbridos (que combinem motor elétrico e motor térmico).
Prémio Tecnologia e Inovação
Para esta edição, a organização voltará a selecionar cinco dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor, que serão apreciados e posteriormente votados pelos jurados em simultâneo com a votação final.
RTP, SIC e TVI juntas no Carro do Ano 2018
A 35.ª edição do Essilor Carro do Ano/ Troféu Volante de Cristal é o grande evento anual de consagração da indústria de comércio automóvel em Portugal. Pela primeira vez, desde que existe o troféu, os três maiores canais de televisão portugueses integram o júri garantindo um retorno mediático inédito. Estão presentes um total de 18 jornalistas que representam a imprensa escrita, os meios digitais, a rádio e a televisão. O Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal 2018 é organizado pelo semanário Expresso e pela SIC/SIC Notícias.
Júri da 35.ª edição do Carro do Ano:
Carros e Motores – Miguel Rodrigues
Correio da Manhã – Rui Faria
CARAS/SIC CARAS – Pedro Amante
Expresso – Rui Cardoso
Jornal de Negócios – Adriano Oliveira
RTP – Paulo Solipa
Rádio Renascença/RFM – Francisco Brandão Ferreira
Razão Automóvel – Guilherme Costa
Record – Paulo Renato Soares
Revista do ACP – António Xavier
SIC/SIC Notícias – Rui Pedro Reis
Público – Carla Ribeiro
TVI – Pedro Pinto
Júri convidado
Automonitor – Álvaro De Mendonça
Digital Motores – Luís Cáceres Monteiro
Exame Informática – Sérgio Magno
História do Carro do Ano / Palmarés
1985 – Nissan Micra
1986 – Saab 9000 Turbo 16
1987 – Renault 21
1988 – Citroën AX
1989 – Peugeot 405
1990 – VW Passat
1991 – Nissan Primera
1992- Seat Toledo
1993 – Toyota Carina E
1994 – Seat Ibiza
1995 – Fiat Punto
1996 – Audi A4
1997 – VW Passat
1998 – Alfa Romeo 156
1999 – Audi TT
2000 – Seat Toledo
2001 – Seat Leon
2002 – Renault Laguna
2003 – Renault Mégane
2004 – VW Golf
2005 – Citroën C4
2006 – VW Passat
2007 – Citroën C4 Picasso
2008 – Nissan Qashqai
2009 – Citroën C5
2010 – Volkswagen Polo
2011 – Ford C-Max
2012 – Peugeot 508
2013 – VW Golf
2014 – Seat Leon
2015 – Volkswagen Passat
2016 – Opel Astra
2017 – Peugeot 3008