Construído nas antigas instalações do Arraial Ferreira Neto, onde os pescadores de atum e as suas famílias residiam de março a setembro quando a típica Almadrava – a armação para capturar o atum – ainda era usada, o Vila Galé Albacora ‘transpira’ Algarve. Prestando homenagem às suas raízes, este hotel de quatro estrelas instalado no coração do Parque Natural da Ria Formosa, que tem uma grande vertente ambiental, é tão simpático que quase nem é preciso sair, de tão calmo e confortável que é.
As antigas casas, oficinas e armazéns foram transformados em quartos, 161 no total, incluindo quatro suítes familiares, com inspiradoras vistas para a ria. À beira da piscina, rodeada por um extenso e vibrante jardim, respira-se o ar e o sossego algarvios. Para descontrair, uma bebida ou um snack no bar é sempre uma boa opção. O hotel oferece também um espaço dedicado às crianças, Clube Nep, que era a antiga escola, onde a diversão é garantida, e o spa Satsanga, no qual poderá usufruir de diversos tratamentos de excelência e de piscina interior, sauna e banho turco.
Sendo o atum o rei, os restaurantes deste eco-hotel centram-se neste ingrediente: o Salinas é o principal, com pequenos-almoços (em regime buffet), almoços e jantares, e o Flor de Sal, aberto apenas no verão, dá destaque aos grelhados e tapas.
A capela que outrora existiu foi preservada e recebe agora casamentos e batizados. Já a antiga padaria tornou-se num núcleo museológico gratuito e aberto ao público. É neste espaço que se pode observar também uma maquete da grande obra de engenharia que era a almadrava, bem como documentos centenários da Companhia de Pescarias do Algarve.
Dicas úteis:
Saindo do hotel, a praia da Terra Estreita fica à distância de uma travessia de barco (há acesso direto até aos cais), ou a praia do Barril, com acesso através de um pitoresco comboio turístico. As salinas em frente ao Vila Galé Albacora, algumas deles vermelhas, também são dignas de uma visita. O cenário é tentador aos amantes de fotografia. Aproveite para passear pelo centro histórico de Tavira e fique a conhecer todas as igrejas (são mais de 37) e aprecie a vista do rio Gilão. Reza a lenda de que o cavaleiro cristão Gilão e a princesa moura Séqua sabendo que iam ser acusados de traição pelo amor proibido que viviam em cima da ponte que une as duas margens do rio de Tavira, puseram fim às suas vidas dramaticamente.
Onde comer:
Come na Gaveta, O Tonel, Ti Maria, D’gusta, A Ver Tavira – tem estrela Michelin, Aquasul – pizzaria (Tavira); Casa do Polvo Tasquinha (Santa Luzia, a 10 minutos de carro); Marisqueira Os Fialhos (Luz de Tavira, a 15 minutos de carro)