A 3 de outubro de 2007, a vida de
Telma Santos e
Pedro Guedes mudou para sempre com o nascimento de
Maria Gabriela. A partir desse momento, a prioridade dos dois manequins passou a ser o bem-estar da filha. Apesar de ser um constante desafio tentar conciliar as inúmeras viagens a que a profissão obriga com a rotina que uma criança exige, Pedro e Telma consideram que têm conseguido ser pais presentes e bons profissionais.
A convite da CARAS e do troiaresort, a manequim e a filha passaram dois dias em Tróia, sem Pedro, que teve de ficar a trabalhar.
– Cresceu relativamente perto desta zona. Tróia não será uma novidade para si…
Telma Santos – Tróia não é novidade, mas as novas instalações e os novos empreendimentos são. E estou felicíssima, porque já era uma zona que merecia atenção devido ao seu potencial turístico.Eu sou uma pessoa muito mais de praia do que do campo e sempre que posso venho para esta zona ou para a Arrábida.
![Telma Santos e a filha, Maria Telma Santos e a filha, Maria](/users/0/15/telma-santos-e-a-filha-maria-6fde.jpg)
– É bom ter assim uns dias só com a sua filha e com algumas amigas?
– É um fim de semana totalmente no feminino! Há uns anos éramos só nós e divertíamo-nos de outra maneira. Agora, quando estamos à mesa, é só crianças. Os anos passaram, mas passaram bem. É giro ver como a minha filha tem amigas que são as filhas das minhas amigas!
– Acredito que no dia-a-dia também lhe saiba bem ter estes momentos com a sua filha…
– Sabe muito bem e nós temos alguns momentos assim, só as duas. Na maior parte do tempo a Maria está ou comigo ou com o Pedro. Claro que também temos muitos momentos em família, que são essenciais, mas quando estamos só as duas também é bom, porque a nossa relação torna-se mais íntima.
![Telma Santos e a filha, Maria Telma Santos e a filha, Maria](/users/0/15/telma-santos-e-a-filha-maria-df30.jpg)
– Tem sido fácil conciliar a sua carreira de manequim, que a obriga muitas vezes a viajar, com o seu papel de mãe?
– Não é fácil, mas é possível devido à ótima família que temos. Isso facilita-nos muito a vida e dá-nos a hipótese de desfrutar plenamente do tempo que temos juntos. Se não tivéssemos esse apoio seria muito mais desgastante. Apesar de não ver a Maria nessas ocasiões de trabalho, também sei que se tivesse uma profissão mais comum só a veria depois das oito ou das nove da noite todos os dias. Assim, posso passar dias inteiros com ela.
– A sua personalidade mudou desde que foi mãe?
– Tornei-me muito mais confiante. Sinto-me mais forte e consigo superar mais facilmente as dificuldades. O meu sentido prático mudou. Quando somos jovens e temos esta profissão, somos egoístas, porque pensamos muito em nós e acreditamos que tudo gira à nossa volta. Depois de ser mãe isso mudou.
![Telma Santos e a filha, Maria Telma Santos e a filha, Maria](/users/0/15/telma-santos-e-a-filha-maria-3f65.jpg)
– A Maria é comunicativa e feminina. Revê-se muito nela?
– Sim, revejo-me muito na Maria, completamente! Quando vejo algumas fotografias ou certas expressões que ela tem, penso: "
Sou eu!" E as pessoas à nossa volta dizem o mesmo. Ela é completamente uma menina da mamã e espero ter esta relação com a minha filha para sempre. Temos uma energia muito engraçada. Claro que a minha filha adora o pai! Temos uma relação mágica entre os três.
– Percebe-se pela maneira como fala que adora ser mãe. Planeia ter mais filhos?
– Já esteve mais longe… Chega a uma fase em que queremos sentir tudo novamente, mas sei que não é a altura indicada… A Maria Gabriela não foi planeada e não vamos fazê-lo com outro filho. Por isso, quando engravidar, vai ser uma alegria.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.