Na manhã de 4 de Dezembro, o príncipe
Emanuele Filiberto de Sabóia, de 37 anos, neto do último rei de Itália,
Umberto II, sofreu um aparatoso acidente de mota em Paris, que lhe valeu um grande susto e várias feridas na cara e na mão esquerda.
O único filho do pretendente ao hipotético trono de Itália,
Vittorio Emanuele, e da princesa
Marina Doria foi de imediato conduzido ao Hospital Georges Pompidou, onde se verificou que não sofrera ferimentos de maior, recebendo, ainda assim, 40 pontos no queixo e 15 na arcada supraciliar esquerda, e saindo com a mão esquerda ligada. Bastante menos grave do que o acidente que tivera em Dezembro de 2003, a menos de um mês do nascimento da sua primeira filha,
Vittoria, e na sequência do qual sofreu várias fracturas.

À revista de sociedade
Di Più, Emanuele disse, entretanto, que teve medo de morrer e que na ocasião todos os seus pensamentos foram para a mulher, a actriz francesa
Clotilde Courau, de 40 anos, e as duas filhas, Vittoria, que acaba de completar seis anos, e
Luisa, de três: "
Nestes últimos anos elas deram-me a conhecer a felicidade absoluta e arrisquei-me estupidamente a perder isso."
Talvez para as recompensar das horas de sofrimento que viveram, assim que se sentiu recuperado, e terminadas as festividades natalícias, o príncipe partiu com a família para Gstaad, onde todos se dedicaram a um dos desportos favoritos dos Sabóia, o esqui, e foram fotografados em clima de notória felicidade.

Depois destes dias de descanso e divertimento, Emanuele, que é gestor de fortunas em Genebra, na Suíça, regressou a Itália, onde, a 8 de Janeiro, começou a co-apresentar um popular programa de televisão da Rai Uno, I Raccomandanti. O príncipe, que foi candidato pelo partido democrata-cristão italiano às últimas eleições europeias, já não é um estreante nas lides televisivas, pois participou na quinta edição da versão italiana de Dança Comigo, Ballando con le Stelle, que lhe deu enorme popularidade e da qual se sagrou vencedor.