Em novembro de 2003, quando Felipe disse ao rei Juan Carlos de Espanha que pretendia casar-se com Letizia, uma jornalista divorciada, o rei tentou demover o filho. Letizia não era a nora que Juan Carlos tinha sonhado. Porém, quando Felipe disse ao pai que entre a Coroa e o Amor escolheria o segundo, o rei sentiu-se obrigado a dar o seu consentimento para o casamento, que se celebrou a 22 de maio de 2004.
Juan Carlos tentou então manter uma relação cordial com a nora, mas a personalidade demasiado forte de Letizia depressa fez os seus estragos e a relação foi-se deteriorando ao ponto de pai e filho se terem afastado ao longo dos sete anos de casamento de Felipe. Agora, com o escândalo provocado por Iñaki Urdangarín – acusado de fraude financeira – e com a infanta Elena divorciada, Letizia parecer ter reconquistado o sogro. Afinal as sondagens mais recentes indicam que Felipe goza de excelente popularidade, sobretudo graças ao carisma de Letizia.
Letizia reconquista a simpatia do rei de Espanha
Depois do divórcio da infanta Elena e do escândalo provocado por Iñaki Urdangarín, marido da infanta Cristina, Letizia parece ter reconquistado a simpatia de Juan Carlos que dizem ver na princesa das Astúrias uma aliada de peso para manter a monarquia espanhola.
Passamos em revista as diferentes fases da relação da princesa Letizia com o rei Juan Carlos ao longo dos últimos oito anos.