Johan Friso da Holanda foi transportado de Lech, na Áustria, para o hospital de Wellington, em Londres. O príncipe está em coma desde o passado dia 17 de fevereiro, depois de ter ficado soterrado devido a uma avalanche enquanto estava a esquiar fora de pista.
Os médicos do hospital austríaco aconselharam que o príncipe, de 43 anos, fosse para um hospital especializado e o de Welington foi o escolhido. O hospital de Londres é o maior do Reino Unido e a sua Unidade de Reabilitação Neurológica é internacionalmente conhecida. É aí que o filho da rainha Beatriz está internado e se espera que comece a sua reabilitação, apesar de ainda se encontrar em coma.
A Casa Real confirmou esta informação no seu site: “Sua Alteza Real o príncie Friso chegou hoje a Londres, o seu local de residência há muitos anos”. “Seguindo os conselhos dos especialistas, elegemos o hospital de Wellington, onde o príncipe Friso, na sua atual condição, pode receber os melhores cuidados. Londres também proporciona às suas filhas mais estabilidade e uma perspetiva de continuidade”, pode ler-se no comunicado.
“O dia de hoje marca o fim de um longo e intenso período para a Família Real, e em particular, para a família do príncipe Friso. Agora é o momento de se começar o processo de reabilitação. A família de Sua Alteza Real e o príncipe Friso têm todo o espaço necessário para lidar com a situação de saúde do príncipe Friso e concentrar-se na vida diária. A família pede aos meios de comunicação que continuem a salvaguardar a sua privacidade”, continua o comunicado.
Mabel Wisse, mulher do príncipe, também quis agradecer o apoio que tem recebido: “O carinho que temos recebido dão-me muito apoio e força. Estou muito agradecida”. A princesa, as filhas Zaira e Luana , de cinco e seis anos, respetivamente e a rainha Beatriz estão em Londres a acompanhar Johan Friso.
Entretanto, a soberana da Holanda vai retomar a sua agenda oficial na próxima segunda-feira. O porta-voz da Casa Real confirmou que a preparação das viagens internacionais estão a decorrer como previsto. A rainha Beatriz vai visitar o Luxemburgo no fim deste mês e a sua primeira aparição pública é já no próximo dia 11, durante um concerto comemorativo no Concertgebouw de Amsterdão.
Príncipe Johan Friso foi hospitalizado em Londres
A casa real holandesa confirma em comunicado que o filho da rainha Beatriz foi transportado de Lech, na Áustria, onde estava internado, para o hospital de Wellington, em Inglaterra. A família real já se encontra na capital inglesa.