A rainha Beatriz e os príncipes Guilherme e Máxima da Holanda saíram à rua esta segunda-feira, 30 de abril, para celebrar o Dia da Rainha, provavelmente o mais triste para a soberana desde há muitos anos, devido ao facto de o príncipe Johan Friso continuar em coma depois de ter ficado soterrado numa avalanche, na Áustria, no passado mês de fevereiro.
Sorridentes apesar de tudo, a rainha e os príncipes herdeiros foram recebidos por crianças nas duas localidades onde estiverem, Rhenen e Veenendaal, e receberam inúmeras demonstrações de afeto da multidão. Durante o espetáculo de despedida na localidade de Veenendaal, a monarca dirigiu-se ao público para agradecer a “impressionante festa organizada”. A rainha lamentou a ausência dos restantes membros da família, no entanto, sublinhou a sua gratidão “pelas desmonstrações de carinho e apoio recebidas durante todo o dia”.
Os meios de comunicação holandeses chegaram a especular sobre uma possível suspensão da celebração, no entanto, Beatriz da Holanda expressou desde o primeiro vontade em participar nas festividades.
Há algumas semanas, a Casa Real informou que Mabel Wisse, mulher do príncipe Johan Friso, não assistiria às comemorações do Dia da Rainha, uma vez que se encontra em Londres a acompanhar a situação clínica do marido.
Família real holandesa celebra Dia da Rainha
Acompanhada pelos príncipes Guilherme e Máxima, a rainha Beatriz recebeu inúmeras demonstrações de carinho da multidão em várias localidades do país.