![Philippe e Mathilde da Bélgica.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/02/1778469Philippe-e-Mathilde-da-B%C3%A9lgica.jpg)
Philippe e Mathilde da Bélgica
Getty Images
O governo belga divulgou esta quarta-feira o programa oficial da abdicação do rei Alberto II e consequente investidura do príncipe Philippe, que tem lugar no próximo fim de semana.
No sábado, 20 de julho, às 18h30 (hora portuguesa), os reis Alberto e Paola, acompanhados pela restante família real, assistirão ao tradicional concerto Prelúdio à Festa Nacional no Palácio de Belas Artes, em Bruxelas. Mais tarde, os reis e os príncipes herdeiros, Philippe e Mathilde, marcarão presença no Baile Nacional num dos bairros mais antigos da capital belga, Les Marolles.
No domingo, 21 de julho, Dia Nacional da Bélgica, data escolhida para a abdicação do rei e investidura do herdeiro ao trono, as cerimónias iniciam-se pela manhã. Às 8h30, a família real assistirá à missa Te Deum, que decorrerá na catedral de São Miguel e Santa Gúdula, em Bruxelas.
Para as 10h15, está prevista a cerimónia onde o rei Alberto apresentará a sua renúncia ao trono. Uma hora e meia depois, Philippe fará o juramento como sétimo rei da Bélgica no Parlamento Federal. Às 12h45, o novo rei dirigir-se-á à Coluna do Congresso para prestar uma homenagem ao soldado desconhecido. A meio da tarde, Philippe passará revista às tropas e presidirá ao desfile do Dia Nacional frente ao palácio.
Às 18h00, os novos reis da Bélgica vão deslocar-se ao Parque Warandel, onde tradicionalmente se celebra a festa nacional em Bruxelas. O dia terminará com o espetáculo de fogo-de-artifício, onde estará presente toda a família real.