Letizia continua a ser assunto, não só na imprensa espanhola, mas também internacional: primeiro foram os rumores de que estaria a atravessar uma crise no casamento com o príncipe Felipe – o próprio Andrew Morton, biógrafo de estrelas que lançou recentemente um livro sobre as mulheres da família real espanhola, afirma que os príncipes das Astúrias estão a viver um “mau conto de fadas” –, agora são as desconfianças sobre uma possível gravidez. Por isso, foi com um olhar bastante crítico que os espanhóis avaliaram o comportamento da princesa durante as comemorações do Dia Nacional de Espanha, que se assinala a 12 de outubro, enumerando na imprensa os pontos positivos e negativos da sua participação nas comemorações.
Vejamos então a lista elogiosa: o guarda-roupa da princesa, um vestido bordeaux e um casaco rosa pálido, discreto, mas elegante, assinado pelo amigo e designer Felipe Varela, parece ter sido consensual; a sobriedade com que Letizia esteve ao lado do herdeiro da coroa espanhola que, devido à ausência do rei Juan Carlos, que se encontra a recuperar de mais uma cirurgia à anca, presidiu pela primeira vez a estas comemorações, foi também ‘aplaudida’; e indiscutível foi igualmente o sorriso amável e a proximidade que a princesa manteve com os jornalistas. A contrastar com todos estes aspetos positivos, um único ato da princesa foi alvo de duras críticas nas redes sociais e acabou por ser realçado na imprensa: durante a receção, que decorreu no Palácio Real após o desfile militar, as câmaras fotográficas registaram o momento em que Letizia não levantou o braço com a mesma determinação com que o marido, a infanta Elena e a rainha Sofía brindaram “por Espanha e pelo rei” e, na altura de beber, limitou-se a olhar para o copo. Mas a ser verdade que a princesa espera o terceiro filho – é já mãe de duas meninas, Leonor e Sofía, de sete e seis anos, respetivamente – é compreensível que evite beber álcool.
Rumores de gravidez deixam Letizia de novo no centro das atenções
O príncipe das Astúrias substituiu o rei Juan Carlos, que se encontra a recuperar da operação à anca, nas comemorações do Dia Nacional de Espanha. Foi durante o brinde no Palácio Real, no qual também estiveram a infanta Elena e a rainha Sofía, que os rumores de uma possível gravidez de Letizia se adensaram, já que todos beberam álcool, à exceção da princesa.