Os reis Juan Carlos e Sofía de Espanha assistiram este sábado em Estocolmo à cerimónia religiosa que marca o encerramento das celebrações do 70.º aniversário do rei Carlos Gustavo da Suécia. A cerimónia realizou-se na capela do Palácio Real de Estocolmo e reuniu toda a família real da Suécia, incluindo a princesa Sofia, mulher do príncipe Carl Philip, que foi mãe recentemente. Esta foi mesmo a primeira aparição pública da princesa após o nascimento do príncipe Alexander, no passado dia 19 de abril.
Para esta ocasião a rainha Sofía de Espanha elegeu um coat-dress verde lima que combinou com uma carteira e uns sapatos em tons de dourado. A rainha Sílvia da Suécia optou por um conjunto rosa. Já a princesa Victoria escolheu um vestido às riscas enquanto as princesas Madalena e Sofia optaram pelos tons pastel.
Depois da missa, seguiu-se um programa musical organizado pelas Forças Armadas que culmina com a interpretação de um coro. Segue-se um almoço no Salão Azul, muldialmente conhecido por ser o local que todos os anos acolhe o jantar dos Prémios Nobel.
Esta viagem a Estocolmo é a primeira ocasião em que os pais do atual rei de Espanha assistem juntos a um ato oficial desde 17 de novembro de 2015, quando presidiram na companhia dos reis Felipe e Letizia à entrega dos Prémios Nacionais de Desporto, no Palácio El Pardo, em Madrid.
Representantes das principais casas reais europeias estão convidados para as celebrações do aniversário do monarca sueco. Nascido a 30 de abril de 1946, Carlos Gustavo da Suécia subiu ao trono em 1973, após a morte do seu avô, Gustavo Adolfo, já que o seu pai tinha morrido em 1947 num acidente de aviação, quando o atual rei tinha apenas um ano.
Reis Juan Carlos e Sofía de Espanha reaparecem juntos no aniversário do rei Carlos Gustavo da Suécia
Desde novembro de 2015 que os pais do atual rei de Espanha não assistiam juntos a um ato oficial