Haakon da Noruega decidiu divulgar o valor dos seus bens depois de terem sido investigadas e descobertas irregularidades financeiras, que o herdeiro do trono assumiu e já pediu desculpas. Num comunicado enviado por Marianne Hagen, assessora de imprensa da Casa Real da Noruega, o príncipe tem um património avaliado em nove milhões de coroas norueguesas (mais de um milhão de euros), investidos em fundos no país e no estrangeiro e três propriedades privadas em Skaugum, Flatholmen y Hardangervidda.
De acordo com o jornal Dagbladet, que tornou pública a história do aluguer ilegal de cinco casas, a quinta de Skaugum é a mais valiosa. Trata-se da residência oficial dos príncipes Haakon e Mette-Marit, que lhes foi cedida pelo rei Harald quando casaram, em 2001. Investigadores imobiliários revelam que Skaugum poderá estar estimada entre 150 e 200 milhões de dólares (163 a 218 milhões de euros). “É difícil encontrar uma propriedade tão exclusiva. É única”, disse Carl Fredrik Solli, director da agência Privatmegleren, à publicação. Já a casa de campo de Flatholmen foi comprada em 2008 por mais um milhão de euros, e as quintas de Nore e Uvdal, adquiridas por 200 mil euros cada uma, em 2007.
Esta não é a primeira vez que a família real da Noruega revela o valor do seu património. Em 2010, depois dos rumores sobre a sua fortuna, o rei Harald emitiu um comunicado no qual explicou que tinha bens que ascendiam a 11 milhões de euros.
Após irregularidades financeiras, Haakon da Noruega divulga valor do seu património
O príncipe tem bens avaliados em nove milhões de coroas norueguesas (mais de um milhão de euros).