Foi pouco antes das duas da tarde em Espanha (13:00 horas em Portugal continental) que foi feita a comunicação oficial do Hospital Universitário Sanitas La Moraleja acerca do sucesso da intervenção cirúrgica a que o rei Juan Carlos foi submetido.
O objetivo do procedimento, que teve a duração de uma hora e meia, dizia respeito à substituição das próteses no joelho esquerdo para que o avô da princesa Leonor e da infanta Sofía tenha maior mobilidade nas articulações e maior estabilidade.
Na comunicação oficial é referido que o “Dr. Primitivo Gómez Cardero, especialista em Cirurgia Ortopédica em Traumatologia, e a sua equipa para a substituição da prótese no seu joelho esquerdo. A intervenção, que durou 90 minutos, desenvolveu-se com total normalidade e o resultado foi plenamente satisfatório. Os objetivos da cirurgia eram restaurar a alienação anatómica e melhorar a estabilidade do oelho e a função articular. Dom Juan Carlos permancerá 24 horas na UCI do centro para o seu controlo pós-operatório”.