No dia em que se revelam as avaliações universitárias de excelência no Reino Unido, relembramos quão bons alunos eram os membros da realeza britânica. Desde classificações de topo a nunca ter precisado de fazer um exame, a família real tem exemplos de diferentes situações e tipos de aluno.
Isabel II – os pais da rainha não eram adeptos da escola. “O pai não gostava da escola e a mãe considerava mais importante que Isabel II se divertisse“, terá afirmado Kate Williams, autora do livro Young Elizabeth. Pelo contrário, a rainha mostrou, desde cedo, uma “grande vontade de aprender” e uma “memória aguçada“. Contudo, acabou por nunca realizar um exame escolar, mesmo tendo recebido aulas em casa.
Príncipe Carlos – Fora do palácio de Buckingham, o pai de William e Harry conseguiu uma educação de excelência. Em Gordonstoun, recebeu cinco GCSE [Certificado Geral de Educação Secundária] e notas máximas a História e Francês.
Princesa Ana – Na escola Benenden, Kent, a irmã de Carlos conseguiu seis GCSE e notas de excelência a Inglês, História e Política.
Príncipes Edward e Andrew – Tal como Carlos, estudaram na Escócia, em Gordonstoun, e Andrew conseguiu seis GCSE, enquanto Edward chegou aos nove. Ambos conseguiram avaliações de tipo a Inglês, História e Política.
William – O duque de Cambridge estudou na escola de Eton, Windsor, e conseguiu 12 GCSE e classificações máximas a Geografia, História da Arte e Biologia. Numa entrevista ao The Guardian, o príncipe Carlos chegou a revelar-se bastante orgulhoso do filho, afirmando que este trabalhou muito para conseguir tão bons resultados.
Harry – Estudou na mesma escola que o irmão e conseguiu 11 GCSE e dois ‘A’ [nota máxima]. No que toca à matéria de Arte, o duque de Sussex conseguiu um B e, em Geografia, um D. Deixou Eton em 2003 e, após um ano em viagem de família, juntou-se ao exército.
Kate – A duquesa de Cambridge estudou na escola St. Andrew, onde ganhou 11 GCSE, e, posteriormente, na universidade Marlborough, Wiltshire. Lá, conseguiu dois resultados de excelência, a Matemática e Arte, e um B a Inglês. Após um gap year, estudou na universidade de St Andrews, onde conheceu William.
Meghan – apesar de não haver registos dos resultados académicos da duquesa de Sussex, esta estudou na escola secundária Immaculate Heart, Lons Angeles, e conseguiu entrar na universidade Northwestern, de onde saiu com um duplo major em Teatro e Relações Internacionais.