Esta segunda feira, 29 de outubro, marcou o dia em que Ayako do Japão abandonou a família imperial do Japão ao casar-se com o plebeu Key Miriya. Numa cerimónia tradicional realizada no Santuário de Meiji, em Tóquio, a agora ex-membro da realeza vai ter direito a uma quantia próxima dos 900 mil euros para poder manter o estilo de vida que tinha até aqui.
Ayako surgiu no casamento com um kimono amarelo e um penteado ao estilo da aristocracia imperial japonesa. O noivo vestiu-se com um smoking simples de cor preta e umas calças cinzentas com riscas escuras.
O corte com a família Imperial não é inédito. Já em 2014 a irmã mais velha de Ayako, Noriko Senge, passou a plebeia quando se casou com Kunimaro Senge, tendo recebido o mesmo valor monetário para manter o estilo de vida que tinha no seio da Família Imperial. Sayako Kuroda, filha do Imperador Akihito e da Imperatriz Michiko, também abandonou as regalias imperiais para se casar com um plebeu, tendo na época recebido cerca de um milhão e cem mil euros. As constantes perdas de elementos estão a criar um problema à família imperial japonesa que, com o casamento desta segunda-feira, passará a apenas 18 pessoas.