As férias deste ano têm um sabor muito especial para Naruhito e Masako do Japão. Na companhia da filha, a princesa Aiko, aproveitam os últimos momentos antes de se tornarem imperadores a 1 de maio de 2019. É em Shizuoka, perto da Baía de Suruga, que descansam e se preparam para tudo o que futuro lhes reserva.
A 30 de abril do próximo ano, o imperador Akihito cumpre o seu desejo de abdicar aos 85 anos a favor do filho que assumirá o trono aos 59 contra todas as expetativas. Na sua recente entrevista à imprensa a propósito do seu 58º aniversário, o príncipe Naruhito falou, pela primeira vez, sobre o papel constitucional do imperador enquanto símbolo do Estado na nova era: “Acho que aquilo que as pessoas esperam dos deveres oficiais vai alterar-se como consequência das mudanças na sociedade e seria importante responder aos novos desafios. Gostava de cumprir as minhas obrigações oficiais nesse sentido”, escreve.
Não foi preciso esperar pelo dia em questão para perceber esse desejo de maior abertura e de proximidade tornar-se realidade. Esta semana, muitos entusiastas da família real japonesa aproximaram-se do príncipe, que se encontrava na estação de Shimonda onde, na companhia da mulher, saudaram os presentes, sorrindo.