Um ato solene que reuniu Felipe VI, Letizia, Sofía, Juan Carlos, e princesa Leonor e a infanta Sofia, no Congresso dos Deputados, marcou o término das celebrações relativas ao 40º aniversário da Constituição. O rei de Espanha e a presidente do Congresso, Ana Pastor, tiveram a oportunidade de proferir algumas palavras.
A família chegou ao local por volta do meio dia, e dedicou-se a cumprimentar todos os presentes. Letizia elegeu um vestido vermelho – a sua cor predileta -, em contraste com o conjunto de veludo escuro eleito pela rainha emérita. Tanto Leonor com Sofia, vestiam vestidos cinzentos, de padrão aos quadrados. A herdeira ao trono usava uma capa e meias azuis – a combinar com a gravata do pai – e a segunda, vermelhas, mais semelhante ao look da mãe.
Na cerimónia, Felipe recebeu vários aplausos, após homenagear “o grande pacto nacional de convivência entre os espanhóis“, num discurso assente nos “valores e ideiais que inspiraram este período“, e que, segundo o monarca, trouxeram “a melhor Espanha“. O marido de Letizia reivindicou tais valores, como forma de manter um país “reconciliado consigo mesmo e que nunca tenha de sofrer de medo ou rancor“.