No passado domingo, dia 9 de dezembro, Masako Owada celebrou 55 anos de vida. A data ficou ainda marcada pelos comentários feitos pela princesa que, já no próximo ano, se tornará imperatriz, quando o marido, Naruhito, suceder o pai, Akihito, que, com 84 anos, se prepara para abdicar.
Segundo os médicos de Masako, esta sofre de um transtorno de adaptação, que surge associada ao stresse, e que pode levar a ansiedade e depressão. Tendo em conta a sua condição, revelou-se algo vulnerável, “Ao pensar nos dias que virão, por vezes sinto-me insegura sobre até que ponto serei capaz de estar ao serviço do povo”.
Apesar dos seus receios, “emoções profundas” e nostalgia por este ser o último ano de Akihito enquanto imperador, disse estar pronta a dar o seu melhor, “vou esforçar-me para fazer o melhor para poder contribuir para a sua felicidade [do povo]”. Recorde-se que a princesa se formou em Harvard e Oxford, e, antes de casar, tinha uma promissora carreira como diplomata. Deixou-a para trás, em nome do amor pelo companheiro.