Depois de terem chegado na quarta-feira, dia 13, a Rabat, onde foram recebidos pelo rei Mohamed VI e a sua família, os reis de Espanha participaram à noite num jantar de gala, realizado no Palácio Real.
Se para o primeiro compromisso em Marrocos, Letizia optara por um vestido midi num discreto cinzento, à noite o visual foi mais impressionante, claramente inspirado nos tradicionais trajes árabes, mas muito feminino, digno de uma Xerazade, das Mil e Uma Noites.
Felipe Varela, um de seus designers preferidos, foi o responsável pelo vestido com que brilhou Trata-se de um modelo branco, de corte a direito e alças muito finas, coberto com uma trabalhada túnica semitransparente – que não escondia os braços e o decote do vestido – com bordados de motivos florais bastante elaborados. Para realçar o vestido, a rainha de Espanha foi discreta nos acessórios: uma clutch de joias, também de Filipe Varela, que já usara no casamento de Nicolás de Grecia com Tatiana Blatnik em agosto de 2010, sandálias em bronze, ouro e prata de Magrit, e uns simples brincos.