Foram 24 as personalidades do mundo da arte e da cultura que receberam as Medalhas de Ouro de Mérito nas Belas Artes 2017. A cerimónia teve lugar na cidade de Córdoba, no Palácio de la Merced, e os reis de Espanha presidiram à entrega, mas antes foram aguardados por uma multidão de populares que os quiseram saudar. Sorridentes, cumprimentaram os presentes, antes de seguirem para o interior do edifício onde teve lugar o evento.
Felipe VI e Letizia entregaram as medalhes a músicos como Luis Eduardo Aute, José Luis Perales e Maria Dolores Pradera Lolita, aos grupos musicais Hombres G e Maná, à bailarina Eva Yerbabuena, aos atores Andy García, Juan Echanove e María Luisa Merlo, ao chef José Andrés, ao humorista gráfico Andrés Rábago e ao escritor Jordi Sierra i Fabra, entre outros, e, a título póstumo, ao toureiro Dámaso González.
“Nós confiamos que estas medalhas que recebem hoje vos compensarão acima de tudo pelo que elas representam: o reconhecimento de toda a sociedade a um trabalho constante, inspirado e corajoso cujos frutos partilharam com generosidade na herança comum”, afirmou o rei de Espanha no seu discurso