Boris Jonhson já foi indigitado primeiro-ministro britânico pela rainha Isabel II. O líder do partido Conservador chegou a este lugar na sequência da demissão de Theresa May, que abandonou o cargo por dificuldades em chegar a acordo no que respeita ao ‘Brexit’.
O 14º primeiro-ministro do reinado da monarca foi empossado esta quarta-feira. À chegada ao palácio de Buckigham, para a audiência com a rainha, Boris Johnson foi ‘recebido’ por manifestantes contra as alterações climáticas, que se atravessaram na estrada para tentar impedir a passagem do carro onde seguia, e também por ativistas que defendiam um novo referendo sobre o ‘Brexit’, mas a polícia evitou distúrbios. Dali, o novo primeiro-ministro seguiu para a residência oficial, em Downing Street, para prestar declarações antes de começar a formar governo.
A rainha Isabel II deverá agora viajar até Balmoral, na Escócia, para desfrutar das férias de verão com o marido, o príncipe Philip, o filho, o príncipe de Gales e a nora, a duquesa da Cornualha.