O príncipe Phillip completou, no passado dia 10 de junho, 98 anos de vida e há muito que se retirou das suas obrigações reais. Serviu a coroa britânica durante 68 anos durante os quais marcou presença em 22.219 atos oficiais a solo, fez 5496 discursos e escreveu 14 livros. Agora aproveita a sua reforma em Sandringham, Norfolk. Desconhecendo-se o atual estado de saúde do duque de Edimburgo, é certo que o protocolo da coroa britânica já tenha algumas medidas a tomar aquando da sua morte.
Anúncio da morte
O órgão de comunicação social que deverá dar, em primeira mão, a notícia é a BBC. Se o duque morrer durante a noite, a informação deverá ser veiculada pelas 8 da manhã. As bandeiras manter-se-ão a meia-haste e será o primeiro-ministro a decidir que eventos económicos ou desportivos devem ser cancelados.
Local do velório
As figuras públicas mais importantes da vida pública ou até da realeza costumam ter o seu funeral de estado na Westminster Hall. É lá que é possível prestarlhe uma última homenagem. Contudo, acredita-se que Phillip poderá ficar num lugar mais reservado, o Palácio de St. James, o mesmo lugar onde permaneceu o corpo da princesa durante sete dias antes do seu funeral em 1997. O público não deverá ter oportunidade de visitar o corpo.
Detalhes do funeral
Sendo marido da rainha, Phillip irá ter um funeral de estado, que deverá incluir parada militar. Apesar da dimensão do evento, espera-se algo discreto. Os pormenores deverão ser coordenados entre o gabinete Lord Chamberlain no palácio de Buckingham e o próprio duque de Edimburgo, ainda durante a sua vida. Deverá ser um funeral militar e terá lugar na capela de St. George, no castelo de Windsor ao qual apenas assistirão os amigos mais próximos, a família e chefes de estado dos países da Commonwealth.
O local do enterro
A maioria dos monarcas e dos respetivos consortes estão enterrados na abadia de Westminster ou na capela de St. George. Contudo, o duque de Edimburgo tomou outra opção. Ele preferiu nos terrenos do castelo de Windsor, nos jardins privados, no mesmo local onde repousam a rainha Victoria e o príncipe Alberto, um local que diz muito quer à rainha, quer ao marido.
Período de luto
Com a morte do marido, a rainha entrará em um período de luto real, o qual deverá durar oito dias. Desta vez, todos os assuntos do estado serão suspensos e as contas não serão concedidas aprovações a projetos-lei. Após o funeral, a rainha retornará aos deveres, vivendo a perda em privado. O período oficial de luto real da família real é de 30 dias, após os quais a rainha retomará a vida pública.