![8.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/01/144339258.jpg)
Rainha Isabel II
YUI MOK
É mais do que certo que a rainha Isabel II já deve ter provado, ao longo da sua vida, os mais refinados pratos, mas até ela pode ter gostos por refeições mais leves, que não imaginaríamos que estivessem no topo da sua preferência.
De acordo com o antigo piloto da rainha, o seu prato predileto durante os voos eram Fray Bentos, uma espécie de tortas enlatadas que custam cerca de 2,89 euros. E este não era apenas um hábito seu, mas de outros membros da família real britânica. “Eles adoravam. Acho que é uma mudança fantástica de toda aquela comida chique que vem na primeira classe!”, recorda Graham Laurie.
Darren, que trabalhou durante 11 anos palácio de Buckingham e outros quatro no palácio de Kensington, lembra a forma como a monarca inglesa se deleitava com “bife ‘gaelic’, “bife de filé com cogumelos e molho de whisky, especialmente quando elaborado com carne de veado”.
“Para primeiro prato ela adorava patê Gleneagles, que é salmão fumado, truta e cavala. Ela adorava usar ingredientes da propriedade e, portanto, se tivéssemos salmão de Balmoral, vindo do rio Dee, ela optava por isso, era um dos seus favoritos. O repertório de pratos era, sobretudo, comida britânica e francesa. Fizemos muita comida francesa tradicional como alabote numa cama de espinafres com molho Morney”.
Mas reconhecem, contudo, que a rainha não era uma pessoa que adorasse comer. “Comia para viver em vez de viver para comer. O príncipe Philip era um amante de comida. Queria sempre experimentar pratos novos e ficava entusiasmado com novos ingredientes, enquanto a rainha, se tivéssemos uma nova receita, ela teria que olhar para toda o seu conteúdo antes de dizer: ‘Sim, tudo bem, vamos tentar’ . Mas, na maioria das vezes, ela mantinha os mesmos pratos semana após semana. “
Todas as semanas era enviado à rainha um livro vermelho com capa de couro, escrito em francês, com menus para as refeições onde a variedade das receitas era a grande marca. “Preparávamos os menus com três dias de antecedência, para que possamos comer”, disse Darren. “Os ‘chefs’ selecionavam os menus e ela colocava uma linha nos que não queria. Às vezes, punha uma linha em tudo e colocava algo diferente. Por exemplo, se jantasse com o príncipe André optava pelo prato preferido dele: creme brulée com laranjas de Sandringham.”
Se William lanchasse com a avó era certo que haveria bolo de biscoito de chocolate, o seu predileto, o que demonstra que sempre teve atenção para com aqueles que recebia, indo ao encontro dos seus gostos.