Decorreu esta terça-feira, 24 de setembro, o segundo dia da visita oficial dos duques de Sussex pela África do Sul. Meghan e Harry tiveram oportunidade de conhecer o bairro Bo Kaap, onde tiveram um encontro com representantes da comunidade islâmica.
Antes da visita à mesquita de Auwal, os duques de Sussex foram recebidos ao ritmo das orquestras locais e seguiram na companhia do imã Sheikh Ismail Londt, e o líder da comunidade muçulmana, Mohamed Groenwald. Auwal é o templo islâmico mais antigo da África do Sul e foi construído em 1794 durante a primeira ocupação britânica. Uma vez lá dentro, puderam apreciar o primeiro manuscrito do Alcorão naquele país e seguiram para uma reunião com membros de diferentes grupos religiosos para saber mais sobre o trabalho que é feito na mesquita para promover o diálogo interreligioso na área.
Bo Kaap faz parte da lista de locais protegidos do património da África do Sul, já que apresenta características únicas: conhecida no passado como o bairro Malaio, Bo Kaap é conhecida pelas suas casas coloridas e ruas de paralelepípedos e, embora exista uma maioria populacional muçulmana é, por tradição, uma área multicultural. Depois de cumprimentar a multidão, o casal real tomou chá na casa de Shamiela Sanodien, residente local.Vestidas de festa, as ruas daquele bairro ganharam novas tonalidades para receber Meghan e Harry, que puderam desfrutar de alguns produtos típicos, assinalando desta forma o Dia da Herança. Mostraram-se relaxados durante a visita a casa dos locais e tiraram partido do ambiente festivo que pelas ruas se fez sentir.
Veja a festiva receção da comunidade aos duques de Sussex!
O dia terminou com uma receção destinada a jovens, líderes comunitários e sociedade civil na residência do Alto Comissariado Britânico. Os duques de Sussex já tinha passado uma divertida manhã na praia, com jovens apoiados pela organização não governamental Waves for Change, tendo o príncipe Harry seguido a bordo de um navio e pode aprender mais sobre o trabalho da Marinha e sua luta contra o comércio ilegal de espécies em perigo de extinção, entre os quais ‘abalones’.
Veja a viagem de barco do príncipe Harry!