Um dia depois de ter surpreendido com um visual ousado, Letizia muda de estilo, mas provando o seu apurado sentido de moda. Esta quarta-feira, dia 2 de outubro, os reis de Espanha estiveram em Aranjuez para presidiram a reunião anual do Conselho de Curadores do Instituto Cervantes.
Letizia escolheu um conjunto personalizado em que incorporou o xaile de Manila mas… numa saia. A criação é de Juan Duyos que reinterpretou assim uma peça com uma história curiosa.
Manila é o nome da cidade colonizada pelos Espanhóis, nas Filipinas, de onde eram levados produtos do Oriente para a Espanha. Um deles foi o xale de seda chinês com desenhos chineses. Ao longo do tempo, em especial em Sevilha, os motivos chineses deram lugar a temas europeus e foi enriquecido com as tradicionais franjas espanholas, dando origem ao típico Mantón de Manila.
No caso da rainha da Espanha, o xaile na água verde com bordados de marfim assumiu a forma de uma saia lápis midi conjugada com blusa de seda em cor pérola com a gola da camisa e punhos feitos com o mesmo tecido da saia.
A rainha combinou o conjunto com sapatos de salto Magrit.