Na última semana o rei Carlos Gustavo da Suécia anunciou que cinco dos seus netos deixavam de pertencer à Casa Real e, por esse motivo, perdiam o direito ao título de Alteza Real. É o caso dos três filhos da princesa Madalena e Chris O’Neill, Leonore, Nicolás e Adrienne, e dos filhos do príncipe Carl Philip e Sofia, Alexander e Gabriel.
A decisão pode ter sido surpreendente, mas não é caso único. Basta viajarmos até ao país vizinho para se perceber que também em Espanha o núcleo da família pertencente à Casa Real é bastante restrito. Neste caso, fazem parte apenas seis pessoas.
Depois de Felipe VI ocupar o trono, em 2014, a Casa Real passou a ser composta pelo monarca, por Letizia, pelas suas duas filhas, Leonor e Sofía, e pelos reis eméritos, Juan Carlos e Sofía. Os restantes membros da família Bórbon não cumprem qualquer função institucional, a menos que o rei assim o decida em situações pontuais.
Desta forma, a irmã mais velha do rei, a infanta Elena, continua a ser duquesa de Lugo, mas o seus filhos, Felipe e Victoria Federica, não possuem qualquer título. Já Cristina, a segunda irmã do rei, continua a ser infanta, mas deixou de ter o título de duquesa de Palma em 2015. Assim, os quatro filhos que tem com Iñaki Urdangarín – Juan, Pablo, Miguel e Irene – também não pertencem à Casa Real.
Já Joaquim da Dinamarca, o filho mais novo da rainha Margarida, tem os títulos de príncipe, Alteza Real e conde de Monpezat. Por esse motivo também a sua segunda mulher, Marie, ostenta o título de princesa. No entanto, os quatro filhos do príncipe, Nikolai, Félix, Atena e Henrique, até possuem o títulos de príncipes e recebem tratamento de Sua Alteza, mas não de Sua Alteza Real.
Na Holanda, as três filhas dos reis Guilherme e Máxima – Amália, Alexia e Ariane – são princesas e têm estatuto de Sua Alteza Real. Já os cinco sobrinhos do rei, os filhos de Constantino e Laurentien, Eloísa, Nicolás e Leonor, e as filhas do falecido príncipe Friso e da princesa Mabel, Luana e Zaria, não têm títulos de príncipes ou princesas, nem de Suas Altezas Reais, conservando apenas os títulos de condes e condessas.
Os filhos do príncipe Haakon (herdeiro do trono da Noruega) e da princesa Mette-Marit têm o título de príncipe e princesa. no entanto, só a mais velha, Ingrid, segunda na linha de sucessão a seguir ao pai, é considerada Alteza Real. O seu irmão mais novo, Sverre, tem apenas o título de Alteza.
Já Martha Louise, única irmã de Haakon, é considerada Alteza, mas só utiliza o título de princesa quando cumpre tarefas oficiais. As suas três filhas, Maud, Leah e Emma, não possuem nenhum título.
Já em Inglaterra, William tem o título de príncipe, assim como o irmão mais novo, Harry. Além disso, o primeiro é também duque de Cambridge e o segundo duque de Sussex, títulos que compartilham com as suas mulheres, Kate e Meghan, respetivamente. Os três filhos de William, George, Charlotte e Louis, também são príncipes e têm o título de Alteza Real. Já o filho de Harry, Archie, ainda não possui qualquer título, por vontade dos pais.
Recorde o discurso de Meghan no Dia Internacional da Rapariga.