Ken Wharfe revelou recentemente ter vivido um episódio embaraçoso com o príncipe Carlos quando este ainda era casado com a princesa Diana. Tudo porque o antigo guarda-costas da ‘princesa do povo’ terá pedido ao príncipe William para pronunciar corretamente as palavras ‘out’ (fora) e ‘house’ (casa) depois de William, o filho mais velho da princesa Diana, ter criticado publicamente a forma como pai, Carlos, o fazia.
Semanas mais tarde, o então guarda-costas foi cronfrontado pelo príncipe de Gales sobre as referidas ‘lições’ que este estaria a dar ao seu filho. Wharfe tentou explicar que tudo não passava de “uma mera observação”.
O assessor de Diana terá explicado ao ‘Daily Mail’ que o menino pretendia dar um recado sobre as horas a que a mãe pretendia sair de casa e regressar, mas não conseguia dizer corretamente as expressões ‘go out’ (sair) e ‘house’ (casa). O funcionário consentiu o pedido, embora não percebesse exatamente de que se tratava. Quando viu tratar-se de uma falha na pronúncia da palavra advertiu-o: “Nós vamos sair (‘go out’ e não go ‘ite’) e voltamos para casa (‘house’ e não ‘hice’). Ele disse-me que era assim que o pai dizia”, recordou.
Duas semanas mais tarde, Ken encontrava-se na cozinha quando foi abordado pelo príncipe Carlos: “Com que então tem dado lições ao William de eloquência?” Disse-lhe que se tratava “apenas de uma observação, não de uma lição”. O antigo guarda-costas percebeu rapidamente pela expressão de Carlos que o episódio o tinha desagradado. “Ele estava um pouco irritado por eu estar a corrigir o filho dele, mas ao mesmo tempo ele conseguiu ver isso com sentido de humor.”
A revelação surge dias depois de uma especialista em realeza ter revelado o motivo pelo qual a princesa Diana não voltou a casar-se nem a ter filho. Segundo Ingrid Seward, a ex-mulher de Carlos gostaria de ter refeito a sua vida, mas isso desagradava William. “Ele queria-o só para ele.”