Na próxima segunda-feira, 11 de novembro, Felipe VI e Letizia partem para uma viagem histórica a Cuba, para participar das comemorações do quinto centenário de fundação de Havana. A viagem é tão emblemática porque esta vai ser a primeira vez que um monarca espanhol visita o país de forma oficial. Cuba também é o único país obero-americano que o rei Felipe não havia visitado.
A agenda oficial inclui visitas ao Gran Teatro de Havana, onde os reis devem inaugurar uma exposição da agência EFE sobre a história gráfica de Espanha e Cuba. Os reis também vão conhecer as ruas da cidade velha e o museu de belas artes, onde será exibido o quadro “Autorretrato”, do pintor espanhol Goya, obra cedida pelo Museu do Prado.
A recordar que o rei Juan Carlos já havia viajado a Cuba em duas ocasiões, porém nenhuma delas foi uma viagem oficial de Estado. A primeira vez foi em 1999, para participar da cimeira ibero-americana em Havana e a segunda em 2016, para ir ao funeral do ex-presidente cubano Fidel Castro.