
Começa este domingo, dia 1, o último mês dos duques de Sussex como membros sénior da família real britânica. Até dia 31 de março, Harry e Meghan continuarão a cumprir os seus deveres ao serviço da Coroa, mas depois dessa data despedem-se do estatuto que têm atualmente e de várias regalias, incluindo a marca Sussex Royal, que já tinham registado em 2019, mas que estão agora impedidos de usar, dado que o termo “royal” pertence exclusivamente à rainha.
Sobre a decisão dos duques de deixarem de fazer parte do núcleo sénior da família real surgiram muitas vozes contra, que apontavam Meghan como a grande causa deste afastamento. No entanto, também houve também muita gente, incluindo figuras públicas, que apoiaram a decisão do casal. É o caso de Helen Mirren, que interpretou o papel da rainha Isabel II no filme A Rainha, de 2006, que lhe valeu um Óscar de Melhor Atriz.
Numa entrevista à Variety, a atriz aplaudiu Meghan e a decisão tomada pelos duques de Sussex. “Meghan Markle foi uma fantástica aquisição da família real britânica: encantadora, amável, doce… Representou muito bem o seu papel. Não parecia uma neurótica!”, declarou.
Na mesma entrevista, Helen Mirren deixa ainda uma subtil crítica à imprensa britânica, que em tantas ocasiões atacou a duquesa de Sussex e que foi um dos principais motivos apontados pelo príncipe Harry para que o casal tivesse tomado a decisão de se afastar. “Acredito que todos perdemos com a sua saída, mas ao mesmo tempo tenho a certeza de que os seus instintos [de se afastar] são os corretos. Creio que tudo, com sorte, se vai solucionar e que os tablóides se vão esquecer dela e acabarão por superar o trauma de não terem alguém como ela a quem atacar o tempo todo. Encontrarão outra vítima”, declarou.