A pandemia do novo coronavírus obrigou a rainha Isabel II e o duque de Edimburgo a isolarem-se, dado que fazem parte do grupo de risco devido à idade. Desde então, o casal real só foi visto em público no casamento da princesa Beatrice, no passado mês de julho.
Apesar de não ser visto há já alguns meses e de se ter retirado da vida pública há três anos, o príncipe Philip tem sofrido pela decisão tomada pelo príncipe Harry. O filho mais novo de Carlos e Diana abandonou o núcleo sénior da família real e mudou-se para os Estados Unidos com a mulher e o filho, Archie, o que terá desagradado ao avô. Pelo menos é isso que garante Ingrid Seward, biógrafa que já escreveu diversos livros sobre os membros da família real britânica.
De acordo com declarações da escritora à ITV, a reação do duque de Edimburgo, de 99 anos, deve-se ao sentido de dever que desenvolveu desde a juventude, depois de ter abandonado a Grécia, sua terra natal, para se mudar para o Reino Unido, onde se viria a casar com a então princesa Isabel. O príncipe terá tido dificuldades em compreender o motivo que levou Harry e Meghan a abandonarem a vida privilegiada que tinham no Reino Unido por uma vida mais discreta nos EUA.
“Sofreu muito, por exemplo, pelo que vê como um abandono do neto Harry, que deixou as suas tarefas e a sua terra natal e tudo o que amava por uma vida egoísta de famoso nos Estados Unidos. É muito difícil para ele compreender o que é que tornava a vida de Harry tão insuportável. O príncipe considera que o casal tinha tudo: uma casa perfeita, um filho saudável e uma oportunidade única para alcançar um enorme impacto global com as suas tarefas solidárias”, afirmou Seward.
A escritora contou ainda que o duque também tinha tido muitas dificuldades em lidar com os escândalos gerados pelo terceiro filho, o príncipe André, que se retirou da vida pública, depois de ver o seu nome envolvido no escândalo sexual de Jeffrey Epstein. “A Philip de Edimburgo custa-lhe que os mais novos da família não pareçam partilhar os seus valores”, escreveu no jornal britânico Daily Mail.