
Os reis de Espanha, a princesa Leonor e a infanta Sofía receberam na manhã desta sexta-feira, dia 16 de outubro, os vencedores dos Prémios Princesa das Astúrias deste ano, que receberão esta tarde os respetivos galardões.
Este ano o número de convidados foi reduzido, devido à pandemia, pelo que este encontro não contou com o grupo de alunos que mais se destacaram este ano nem com os vencedores das medalhas de ouro do principado, que todos os anos participam nesta reunião.
Com os reis e as filhas estiveram Andrea Morricone, filho do compositor Ennio Morricone, que morreu há cerca de três meses, e que será distinguido com o Prémio Princesa das Astúrias de Artes, Emmanuel Candès, que vai receber o prémio de Investigação Científica e Técnica, José Eugenio Guerrero, chefe do serviço de Cuidados Intensivos do hospital Gregorio Marañón, que se fez acompanhar por um conjunto de médicos e trabalhadores da área da saúde, Carlos Sainz, que receberá o prémio de Desporto, e Cristina Fuentes La Roche e María Sheila Cremaschi, que vão receber o galardão de Comunicação e Humanidades.
De fora desta cerimónia ficaram alguns dos agraciados com os prémios deste ano, que devido às restrições impostas pela pandemia não puderam viajar até Oviedo.
O rei cumprimentou todos os vencedores com um aceno de cabeça e a mão colocada sobre o peito. Este ano não houve lugar à imposição das insígnias, que foram previamente enviadas a todos os vencedores.
Ao final da tarde desta sexta-feira, pelas 18:30h (hora local), irá decorrer o momento alto desta viagem a Oviedo, a entrega dos prémios, onde a princesa vai discursar pela segunda vez, depois de se ter estreado em 2019.