![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/05/rainha-isabel-II-1600x895.jpg)
Maciel Vinagre faz parte da lista de trabalhadores do NHS, o serviço nacional de saúde britânico, a ser condecorado pela rainha Isabel II pelo seu papel no combate à pandemia do novo coronavírus. O madeirense, de 45 anos, vai receber a British Empire Medal.
Em declarações à agência Lusa, o diretor adjunto dos serviços de limpeza dos hospitais de Ashford e St Peter’s, em Londres, disse não ter acreditado quando recebeu o email do Cabinet Office, onde era informado de que tinha sido distinguido pela rainha. “No princípio pensava que era mentira, só pode ser engano. Nunca na vida pensei que poderia receber uma medalha destas”, contou.
Vinagre foi elogiado pelo diretor médico dos hospitais, David Fluck, que destacou a sua capacidade de liderança no combate à pandemia, ao introduzir novas formas de limpeza dos hospitais. Uma dessas inovações foi a contratação de uma empresa especializada na aplicação de um produto desinfetante que mantém as superfícies livres de qualquer bactéria ou vírus por um período de 30 dias, algo que “vai proteger muitos pacientes e funcionários do perigo, mesmo após o fim da pandemia”, contou Fluck, à mesma agência.
Maciel Vinagre começou a trabalhar como empregado de limpeza no hospital de Ashford em 1997, tendo chegado ao cargo que atualmente desempenha em 2011. Devido a esta condecoração, o português e os restantes agraciados serão recebidos no próximo ano numa festa no palácio de Buckingham, onde participarão alguns membros da família real britânica.