Está prestes a assinalar-se o primeiro ano da morte de Ari Behn, o ex-marido da princesa Martha Louise e pai das suas três filhas, Maud, Leah e Emma. O escritor suicidou-se no passado dia de Natal, aos 47 anos, A sua morte foi um novo alerta para a necessidade de falar sobre doenças mentais como depressão e ansiedade, temas aos quais a filha mais velha, Maud, se tem dedicado desde aquele fatídico dia de Natal, que lhe valeram até um prémio.
Agora que o dia de Natal se aproxima novamente, os pais de Ari Behn, Marianne Behn e Olav Bjorshol, recordam numa entrevista à revista Se og Hor como foram os últimos dias de vida do filho. Para o casal, esta época festiva será sempre recordada com tristeza, mas atualmente unem esforços para que a experiência que passaram sirva de alerta para evitar que outras famílias tenham que passar por situações semelhantes.
O casal contou que o passado mês de dezembro foi complicado para Ari Behn, que foi internado a 17 de dezembro de 2019, dado que não conseguia comer nem dormir. Marinanne e Olav acreditam que o filho sofria de um problema neurológico decorrente de uma forte depressão. “A doença apoderou-se totalmente do Ari. Tinha fortes dores de cabeça e sentia que não podia com o seu corpo. Dói pensar nisso“, revelou a mãe do escritor.
Ari Behn passou a noite de Natal com o pai, um dia “tranquilo e agradável”. No dia seguinte estava previsto que se reunissem com Marianne, o que nunca chegou a acontecer. Olav tinha saído de casa por instantes e quando regressou já não encontrou o filho. Procurou-o então no escritório onde costumava trabalhar, anexo à casa, encontrou-o, mas este ter-lhe-á dito que “só precisava de algum tempo para estar consigo mesmo”. Ao fim de algum tempo regressou, mas quando chamou pelo filho já não obteve resposta.
“A porta estava fechada e estive bastante tempo a tentar abri-la. Não pensei que tivesse tirado a própria vida. Ainda estou em choque”, revelou o pai do escritor, na mesma entrevista, citada pela Hola. O dois acreditam que o filho nunca terá conseguido superar o divórcio. Ari Behn e a princesa Martha Louise foram casados entre 2002 e 2016, tendo o processo de divórcio sido concluído em 2017. O ex-casal mantinha uma boa relação e tinham até feito planos de se encontrarem no dia de Natal, o que nunca chegou a acontecer.