
Isabel II perdeu uma pessoa que lhe era muito próxima. A prima materna da monarca, Lady Mary Colman, morreu aos 88 anos. em Bixley Manor, a casa em Norfolk onde vivia com o marido, Sir Timothy Colman.
Mary Bowes-Lyon – o seu nome antes do casamento-, era filha do capitão Michael Bowes-Lyon, um dos nove irmãos da rainha-mãe, e da sua mulher Elizabeth Margaret Cator. Com apenas 19 anos, em 1951, casou-se com Sir Timothy Colman. Na cerimónia de casamento estiveram Isabel II, a Rainha Mãe e a princesa Margarida.
O casal teve cinco filhos: Sarah, Sabrina, Emma, James e Matthew. Lady Mary dedicou-se durante à sua vida à filantropia – era presidente do Eastern Daily Press We Care 2000, que presta apoio aos cuidadores informais, além de ter apoiado instituições como a Cruz Vermelha.
Ao longo dos anos, Lady Mary e o marido eram convidados frequentemente para visitar a rainha. quer em Balmoral, onde esta passa o verão, como na propriedade de Sandringham. Com a prima, partilhava o gosto pela Natureza e dos cães, tendo sido dona de vários Russell Terriers.
Em 2013, foi Lady Mary quem acompanhou a rainha na tradicional missa de Natal, em Sandringham.